Teixeira de Freitas: Desde que nossa equipe de reportagem fez a denúncia acerca de desvios de combustíveis, que deveriam abastecer veículos oficiais da 9ª DIRES (Diretoria Regional de Saúde) e estavam abastecendo veículos particulares e carros plotados da campanha eleitoral da prefeita eleita da cidade do Prado, Mayra Brito, que o Liberdade News tem estado atento, acompanhando todos os detalhes das investigações. A denúncia foi publicada em dezembro de 2012 e os desvios tinham como objetivo, gerar um Caixa Dois para a referida campanha.
O documento protocolado no MP, sob n° 335/2012, em 16/08/2012, pedia que fossem tomadas providências quanto aos denunciados: Fabiano Santos Rodrigues (médico), antigo diretor da 9ª DIRES e atual vice-prefeito do Prado; a atual diretora, Soraia Souza de Oliveira (enfermeira e cunhada de Fabiano), além de Bárbara Aparecida Meira Feitosa, acusada de receber salários como enfermeira em Jucuruçu sem nunca ter trabalhado. Na denúncia foram apresentados documentos que comprovavam os desvios autorizados por Fabiano – cujo cargo na época, era de diretor da 9ª DIRES.
Como já foi noticiado em outra matéria, a redação do Liberdade News sempre vem recebendo diversos contatos das mais variadas pessoas, cobrando respostas, resultados e uma definição quanto às investigações. Inclusive, procuramos recentemente o delegado responsável pelo caso, Dr. Charlton Fraga, que nos informou que o inquérito se encontra em fase final de conclusão. Atendendo aos mais variados pedidos, o Liberdade News vem a público, mais uma vez, cobrar das autoridades responsáveis, um resultado, quanto as denúncias.
Conversamos com o prefeito de Teixeira de Freitas, Dr. João Bosco Bittencourt a respeito das denúncias e, este foi prudente quanto às suas declarações, mas demonstrou ter informações sobre o fato. “Cabe aos diretores da 9ª DIRES fornecer o mais rápido possível, documentos para que o fato seja apurado e não paire dúvida, pois toda informação dever ser verificada, principalmente se tratando de dinheiro público”, disse João Bosco. Ainda segundo o gestor municipal, o Ministério Público tem que atuar, a Justiça, o Estado tem que agir e se houver desvios, faz se necessário a reposição desse dinheiro, que é do povo.
Questionamos João Bosco, se ele como prefeito da cidade, médico e representante do PT na região, se o mesmo teria alguma influência para que tal processo seja acelerado. Ele disse que tem sido cobrado por muitas pessoas a respeito desse assunto e mesmo não sendo da alçada dele, mesmo não envolvendo diretamente a Prefeitura Municipal, está ligado à Saúde, e uma vez impactando a saúde, faz se necessário que algo seja feito. “Já conversei com alguns advogados da nossa equipe, que eu gostaria de ver o processo. Saber em que pé está e qual o nível de verdade disso, para que não fiquem dúvidas sobre a cidade, pois isso acaba manchando o município”, disse Bosco, que finalizou: “No que depender da prefeitura e no que for possível interferir, faremos para que o processo seja agilizado”.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews
Matéria relacionada
Diretor da 9ª DIRES e vice-prefeito eleito do Prado é denunciado por desviar dinheiro da saúde
Delegado confirma desvio de combustíveis do ex-diretor da 9ª DIRES e atual vice-prefeito do Prado