Teixeira de Freitas: Durante protesto no bairro Liberdade I, criminosos atearam fogo em um ônibus da empresa Santa Clara, na tarde deste sábado, 11 de janeiro. O fogo deixou um ônibus, uma casa e um estabelecimento comercial destruídos. De acordo com informações das pessoas que estavam realizando o protesto, eles queriam justiça sobre a morte de um menor na madrugada daquele dia. Trata-se de Jonatas Lima de Oliveira, de 17 anos.
Segundo exames de necropsia, Jonatas morreu de asfixia por engasgamento, após tentar engolir uma sacola que continha pedras de “crack”. O menor foi apreendido por policiais da CETO enquanto traficava. Tentou se desfazer dos entorpecentes jogando fora uma sacola e engolindo a outra. No entanto, ao ser conduzido para a delegacia, começou a passar mal na viatura e mesmo sendo socorrido, veio a óbito assim que deu entrada no HMTF.
Apesar da declaração da família de que o menor tinha envolvimento com drogas, alguns amigos do Jonatas não se contentaram com a explicação da polícia, e fizeram o protesto. Durante o momento em que eles pararam a rua, chegaram pessoas de um grupo criminoso, jogaram gasolina e atearam fogo no ônibus. Uma viatura da CETO, de prefixo 1305, que foi ao local ajudar a controlar as ações de vandalismo, teve uma lanterna quebrada.
O motorista do ônibus fugiu do local com medo de mais ações criminosas por parte das pessoas que estavam no local. O dono da casa e do estabelecimento comercial, que foi atingido pelo fogo que se alastrou rapidamente, disse que não deu para salvar praticamente nada dentro dos imóveis. Bombeiros informaram que a casa corre risco de desabamento e também disseram que ninguém se feriu durante esse crime.
Atos de vandalismo, que marcaram o ano de 2013, como a queima de ônibus, chega a Teixeira, provocando medo entre populares. Além dos prejuízos físicos, os danos sociais são ainda maiores nestes tipos de ataque. A polícia tem informações de que um indivíduo, identificado até o momento como “Ratinho”, tenha sido o responsável pelo ataque, a mando de uma traficante do bairro. A polícia investiga o caso.
Por: Petrina Nunes/Liberdadenews
Matéria relacionada
Exames de necropsia confirmam que menor apreendido com droga morreu por asfixia
Menor tenta engolir drogas e morre de asfixia por engasgamento dentro de viatura em Teixeira