Teixeira de Freitas: Por volta das 18h00, desta terça-feira, 14 de janeiro, nossa equipe de reportagem flagrou o momento em que 05 trabalhadores desceram de um caminhão, em plena Avenida Getúlio Vargas, em frente ao sinal da loja CDC Acabamentos. O grupo se aproveitou da parada do veículo no semáforo e desceu rapidamente do caminhão, ficando vulneráveis à atropelamento
Uma ação que talvez para os que praticam não traga nenhum risco de vida. Mas, todos os envolvidos em acidentes, sejam eles fatais ou não, na maioria das vezes acreditavam que suas ações eram seguras. Afinal, o próprio nome [acidente] já se define como um evento inesperado e quase sempre indesejável, que causa danos. Embora inesperado, pode muito bem ser evitado na maioria das vezes.
Para isso, alguns cuidados devem ser tomados. No referido caso, o erro começou com o transporte irregular passageiros em compartimento de carga. Recentemente O Liberdade News levantou algumas questões acerca desse problema, depois que dois “chapas”, que estavam sendo transportados em cima de uma carreta, morreram na estrada de Alcobaça, após o tombamento da mesma.
A Resolução n° 82 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), em seu Art. 1o, trata sobre o transporte de passageiros em veículos de carga e autoriza o mesmo, desde que seja eventualmente e a título precário e que atenda aos requisitos estabelecidos nesta Resolução. Mas, em nenhum momento a Resolução autoriza o transporte de passageiro, sem que o veículo seja adaptado.
Segundo especialistas, se houvesse uma colisão com esse caminhão, há uma velocidade mínima de 20 quilômetros por hora, já seria o suficiente para causar enormes lesões às vítimas. Os homens aumentaram os riscos de acidente ao descer de um veículo no meio de uma avenida movimentada, enquanto o motorista parou o veículo rapidamente no semáforo.
Atenção autoridades competentes, eventos como este só aumentam as estatísticas de acidente, e com tal, devem ser devidamente fiscalizados e consequentemente evitados. Onde estão os agentes municipais de trânsito que não tomam providências nestes reiterados eventos? Ficar apenas multando a população, especialmente em um trânsito confuso como o do Bairro Bela Vista não resolve o problema.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews