Teixeira de Freitas: Na tarde da última quinta-feira, 03 de Dezembro, aconteceu no auditório do Shopping Teixeira Mall Center uma reunião que contou com a presença de diversas autoridades políticas e representantes de classes organizadas, além de empresários e usuários do SAC. A reunião contou com a presença do Prefeito João Bosco, dos vereadores Tomires Barbosa, presidente da Câmara; Ariston, Gilberto, Domingos Donato e a vereadora Erlita, fechando o quadro político, também esteve presente o Presidente do PP, Robertinho Pedreira, que foi em nome dos Deputados Ronaldo Carletto e Robinho.
Os presidentes do SINDEC, José Carlos e do SINCOMERCIO, Alisson Ferreira, foram representar os comerciantes e comerciários. A direção do Shopping Teixeira Mall, representada por Joelma, comerciantes e empresários que possuem investimentos no Shopping Teixeira Mall e em áreas próximas, além de mototaxistas e a população que utiliza os serviços oferecidos pelo órgão. A reunião começou com a fala da empresaria Lucinha, que lembrou a todos os presentes que no Teixeira Mall são mais de 36 lojas, e que o SAC não é o principal motivo do movimento comercial.
Mas, ressaltou que o movimento do SAC contribui e muito para a movimentação comercial, principalmente em lanchonetes, e empresas especializadas em xerox e trato e manuseio de documentos. Ela lembrou que o SAC está há mais de 20 anos na cidade, e sua localização beneficia principalmente a população mais carente. Lucinha ainda lembrou que a SAEB, responsável pelo SAC, tinha um contrato de R$ 14.000 (catorze mil reais) com o Shopping Teixeira Mall e que já fechou um contrato de R$ 33,000 (trinta e três mil reais) com o Pátio Mix.
O prefeito João Bosco, de início, negou que tivesse conhecimento da saída do órgão do Teixeira Mall e sua instalação no Pátio Mix. O prefeito garantiu que tomou conhecimento do fato através da imprensa e que até o momento não recebeu qualquer informação sobre o motivo da saída do órgão. Após a fala do gestor do município, o presidente do SINDEC, José Carlos, pediu a palavra e em tom cobrança, ironizou a fala do Prefeito, e disse que não acreditava que o chefe do município, que é da base aliada ao governo do Estado e que inclusive integra o mesmo partido (PT) não tinha conhecimento da mudança.
Zé Carlos finalizou dizendo: "Gostaria muito de acreditar na sua fala Prefeito, mas, os argumentos me levam a duvidar que o senhor não sabia disso, principalmente pela sua proximidade com o Governador. Penso que o senhor está tentando agradar as partes envolvidas". Então, os vereadores Tomires Barbosa (Miro) e o vereador Ariston Pinheiro fizeram o uso da palavra. O Presidente da câmara se colocou a disposição para uma busca de informações junto à SAEB, secretária responsável pelo SAC. Já o vereador Ariston fez eco às falas do presidente do SINDEC, e questionou ao Prefeito.
Como o Prefeito estava na capital do Estado, Ariston disse: "Pensei que o Prefeito iria chegar com a notícia de que esteve com o Governador e tudo seria resolvido, mas, infelizmente não foi isso". O vereador Gilberto também se colocou à disposição. Já a vereadora Erlita durante a reunião, entrou em contato com uma pessoa que acompanha em Salvador a repercussão do caso, e disse que um dos motivos usados pela SAEB para transferência do órgão, seria a estrutura física do Teixeira Mall, algo que de acordo com a direção do Shopping, nunca foi questionado pela mesma.
Todos que tiveram a oportunidade de falar criticaram a estrutura do Pátio Mix para receber usuários do SAC, inclusive a locomoção. Após algumas discussões e trocas de interesses político, foi firmado a formação de uma comissão que irá se reunir com o Governador Rui Costa, para buscar e tentar impedir a transferência do órgão. O prefeito sugeriu que primeiro a comissão fosse até à sede da SAEB buscar informações concretas, mas, nenhum integrante da comissão concordou em ir, garantindo que sair de Teixeira apenas para ouvir um não, definitivamente seria perda de tempo.
O Presidente do PP Robertinho Pedreira se colocou à disposição e disse que os deputados Ronaldo Carletto e Robinho garantiu apoio a “Não Saída” do órgão da atual estrutura, e disse que estariam dispostos a marcar uma reunião, o quanto antes com o Governador. No fim da reunião, ficou fechada a comissão, e o compromisso da reunião direta com o Governador, pois, a mudança ocorreria em Abril de 2016, mas, por uma ordem do governador, o contrato poderia ser revisto e até cancelado.
O Liberdade News, que se fez presente a reunião, faz parte da comissão que irá até o Governador. Agora é esperar as cenas, o desenrolar das reuniões e o final de mais essa novela, que nunca beneficia quem realmente precisa, no caso, a população mais carente.
Por: Rafael Vedra/Liberdadenews