Teixeira de Freitas: Após matéria veiculada no site Liberdade News sobre denúncias acerca da Loja Malu Veículos, o jornalista Edvaldo Alves começou a receber ameaças por telefone e via mensagens (SMS). O jornalista, como forma de se precaver registrou um Boletim de Ocorrência e informou a FENAI, órgão do qual faz parte, e que tem entre outros atributos, a função de defesa da Liberdade de Imprensa.
Cosoante a isso, a FENAI enviou uma nota ao jornalista, para que esta fosse passada às autoridades competentes, como o objetivo de proteger o trabalho jornalístico e a liberdade de expressão e imprensa, prerrogativas da profissão que exerce. Abaixo está a nota, emitida e assinada por Enia Christinne Hojones (vice-presidente da instituição).
“A Federação Nacional da Imprensa (Fenai/Faibra) manifestou preocupação com as ameaças contra o jornalista Edvaldo Alves da Costa, do Site Liberdade News, de Teixeira de Freitas, na Bahia.
Desde 18 de dezembro, quando o jornalista publicou denúncias contra uma loja de veículos, acusada de dar calote em clientes em Teixeira de Freitas, que recebe ameaças.
Instamos às autoridades a que apurem tais ameaças e identifiquem seus autores, a fim de que se assegure a plena Liberdade de Imprensa e o amplo acesso dos cidadãos a informações de interesse público.
A Fenai/Faibra é uma organização fundada em 1939, que representa 8 mil veículos de comunicação e jornalistas no país, e tem por missão a defesa da vigência da Liberdade de Expressão em todas as suas formas.”
Por: Liberdadenews/Ascom