Mucuri: A equipe do Liberdade News foi procurada pelo senhor Manuel Silveira Gomes, que há 39 anos tem brigado na justiça pelo direito às suas terras, na Comunidade Oliveira Costa, em Costa Dourada. As terras de Rio Doce, Alecrim Velho e Alecrim Novo, se encontra na posse da empresa Suzano Papel e Celulose e do senhor Roberto Correia Bastos. O processo se encontra, atualmente, na responsabilidade da juiza Tarcisa de Oliveira, da comarca de Mucuri.
O fato ocorreu desde que o senhor Manuel comprou as terras e outra pessoa se apropriou. Os herdeiros dessa primeira invasão desistiram da causa e entregaram as terras para Manuel, porém o juiz da época viu improcedência no ato por conta dos dois documentos que fizeram para as terras. Porém, o senhor Manuel tem pagado todos os impostos das terras durante esses anos, além de ter todos os documentos que comprovam compra: desde escrituras até recibos.
Ele ficou durante os anos e 1972 à 1976, e o ano de 2010, morando nas terras, mas foi retirado por ordem judicial que dava a posse a Suzano e ao Roberto. E mesmo assim, até há algum tempo atrás, as pessoas da comunidade ainda não tinham luz elétrica, e para conseguir que a Coelba fosse até o local tiveram que pedir para o Manuel, já que somente ele pode provar que é dono das terras.
Ele diz que já não aguenta mais essa situação que tem durado quase quarenta anos e quer, que tanto a empresa, quanto a pessoa que está na posse de suas terras, a devolva para ele, e ainda pague pelo tempo utilizado.
A nossa equipe de reportagem entrou em contato com a Suzano através de e-mail, mas até o fechamento da matéria a empresa não se manifestou. Já o Roberto Correia Bastos não foi localizado por nossa equipe.
Por: Petrina Nunes/Liberdadenews