Teixeira de Freitas: Na tarde desta sexta-feira, 22 de agosto, agentes da Secretaria de Meio Ambiente de Teixeira de Freitas receberam uma ligação de um comerciante, que relatou que em seu estabelecimento comercial apareceu um macaco. Os agentes se deslocaram até a Avenida Padre Anchieta, no Bairro São Lourenço e chegando ao estabelecimento, conhecido como “O MAKITAO”, o proprietário da loja mostrou aos agentes onde estaria o animal.
O Sagui, Callitrichinae (também chamada Hapalinae) é de uma subfamília de Macacos do Novo Mundo, da família Cebidae. Popularmente, são conhecidos por sagui, soim ou sauim, apesar de que, para o gênero Leontopithecus, é mais comum o termo mico-leão. O polegar da mão é curto e não oponível, e todos os dedos são providos de unhas em forma de garras. O primeiro dedo do pé é oponível aos demais e possui uma unha chata.
O secretario Arnaldo, responsável pela Secretaria, disse a nossa reportagem que o Sagui é uma espécie ameaçada, e que é originário da Mata Atlântica do Nordeste, e afirmou que irá comunicar o fato a CIPPA/PS (Companhia Independente de Policia de Proteção Ambiental/Porto Seguro), e ao Ibama. “Em breve o macaquinho será devolvido ao seu habitat natural, na reserva natural da fazenda Cascata”, disse.
O secretario agradeceu a participação do comerciante, e pediu para quem encontrar ou souber de alguém que crie de forma ilegal animais silvestres e animais ameaçados de extinção, entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente pelos telefones; (73) 3011-2777 ou (73) 9982-2239.
Por: Rafael Vedra/Liberdadenews