Fumar na gravidez pode causar problemas na visão dos filhos

Não é novidade que as mulheres devem eliminar os maus hábitos e manter uma rotina saudável durante a gravidez. O que muitas delas não sabem é que, ao manterem vícios como o do fumo, estão aumentando a probabilidade de os filhos desenvolverem danos na retina.

Quem mostra a relação é um estudo publicado na revista JAMA Ophthalmology. O estudo analisou 1406 crianças dinamarquesas que ou tinham nascido com peso a menos ou que tinham sido expostas ao fumo do tabaco ingerido pela mãe. Após a análise, descobriu-se que o tabaco afeta o desenvolvimento da camada de fibra nervosa da retina da criança.

Eles identificaram que, quando exposta ao tabaco, essa camada ficou 5,7 micrometros mais fina do que a das crianças de mães que não fumavam. Em relação ao peso da criança, aquelas que nasceram com um peso menor do que o padrão também apresentaram uma camada de retina mais fina. Nesse caso, a fibra nervosa foi 3,5 micrometros mais fina. 

A camada de fibras nervosas da retina é responsável por transmitir informações visuais do olho para o cérebro. E quando essa camada é muito fina, aumentam os riscos de complicações como deficiências visuais e glaucoma, que pode levar à cegueira. “O cigarro pode estimular o desenvolvimento de diversas doenças, todo mundo sabe.

O que agrava a situação, no caso das gestantes, é que elas não estarão prejudicando apenas o próprio organismo, mas também expondo seus filhos, que podem adquirir uma doença ocular ainda na gestação”, comenta o oftalmologista Antônio Nogueira, do CENOE Hospital de Olhos, que conta com três unidades em Ilhéus, Jequié e Porto Seguro.



AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.


Anuncie Aqui!

(73) 9972-7955 || (73) 3013-6687
liberdadenews@hotmail.com
Copyright © 2017 LiberdadeNews - A Força da Notícia. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um software livre com licença GNU/GPL v2.0