Para reduzir casos de sífilis congênita, Sesab lança Plano Estadual da Mãe Saudável

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) lançou nesta segunda-feira (8) o Plano Estadual da Mãe Saudável, que tem o objetivo de reduzir a sífilis congênita, ou seja, transmitida de mãe para filho. Apenas em 2016, a doença atingiu 2.706 gestantes baianas, que deram à luz 1.444 crianças contaminadas. Durante o evento, que aconteceu na Maternidade de Referência José Maria de Magalhães Netto, o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, lembrou que a sífilis é um problema extremamente grave, mas com 100% de chance de cura em casos de tratamento adequado. "O estado vai garantir a compra e distribuição para os municípios da penicilina benzatina, medicamento utilizado para o tratamento as sífilis", afirmou.

Vilas-Boas ainda destacou que o estado está investindo cerca de R$ 60 milhões para reestruturação das maternidades para que tenham condições de atender a demanda. A meta inicial do governo é reduzir em 20% a incidência da doença em menores de um ano até 2021. Para isso, a previsão é aumentar a cobertura da testagem durante o pré-natal em 80% até dezembro do mesmo ano.

Já referente ao tratamento, para este mesmo período, a estimativa é ampliar a cobertura das ações de profilaxia de transmissão vertical da sífilis em gestantes/parturientes e em crianças expostas, com a oferta de 80% de tratamento adequado de recém-nascidos com sífilis congênita.



AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.


Anuncie Aqui!

(73) 9972-7955 || (73) 3013-6687
liberdadenews@hotmail.com
Copyright © 2017 LiberdadeNews - A Força da Notícia. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um software livre com licença GNU/GPL v2.0