Teixeira de Freitas: O exercício das atividades dos profissionais em transportes de passageiros, mototaxista, em entrega de mercadorias e em serviço comunitário de rua, motoboy, ambos com o uso de motocicleta, foi regulamentado pela Lei 12.009/09 e sancionada pelo presidente ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva em julho de 2009. Desde então houve um aumento considerável no número destes profissionais.
Com o crescimento das cidades e das frotas de veículos, consequentemente fez surgir grandes problemas de congestionamentos. A dispersão das moradias em relação aos locais de trabalho tem induzido a população a utilizar, de forma mais criteriosa, um modo de transporte rápido e barato. As motocicletas têm atendido a contento essa necessidade da população. Com isso, segundo o DENATRAN, registrou-se em uma década, um aumento de 357% na quantidade de motocicletas.
Naturalmente com o aumento dessa frota, as estatísticas de acidente aumentaram quase que na mesma proporção. Diante da vulnerabilidade do meio de transporte, a maior parte dos acidentes resulta em morte ou invalidez. O acidente com o mototaxista teixeirense, Cleomárcio, chocou a população, especialmente, os colegas de profissão, pela gravidade da situação. O vídeo mostra os últimos momentos desse trabalhador, que encontrou em suas duas rodas, seu meio de subsistência.
E o mesmo veículo que lhe ajudava a sobreviver, o levou a perder a vida. O Liberdade News se solidariza com esses heróis da rua, e espera por uma mudança rápida de pensamento. Pois, todos que estão no trânsito são responsáveis pela sua vida, e pela vida dos outros. Quantas vidas precisarão ser perdidas ou arruinadas para sempre, para que as pessoas percebam que a segurança no trânsito deve ser levada a sério?
Por: Edvaldo Alves e Rafael Vedra/Liberdadenews
Matéria Relacionada
Grave acidente na BR 101: 01 carro explode e mototaxista e passageiro morrem no HMTF