Teixeira de Freitas: A equipe do Liberdade News encontrou um lixão ilegal, nesta terça-feira, 22 de setembro, próximo a construção do novo Shopping de Teixeira [Pátio Mix], e próximo a uma área de mata verde, no bairro Kaikan. Ao fotografar todo o lixo que já havia sido queimado parcialmente, percebemos a presença de materiais eletrônicos e lixos hospitalares, possivelmente de materiais odontológicos.
Conversamos com populares e os mesmos disseram ser comum o descarte naquele local, e que, consequentemente, os objetos são queimados, pois se misturam garrafas de bebidas alcoólicas e o lixo hospitalar, que é de grande risco para a saúde de todos. Ninguém soube informar quem queimou os objetos, mas acreditam que sejam os mesmos que jogam os produtos no local, ou talvez por combustão espontânea devido ao tipo de material presente.
Havia materiais que pareciam ser carcaças computadores, monitores e televisores. Além de bebidas alcoólicas e produtos odontológicos. Nossa equipe telefonou para a Secretaria de Serviços Extraordinários, mas os telefones do secretario, Cláudio Guaraná, estavam desligados. Conseguimos conversar com um de seus assessores, Alex Souza de Melo, que nos informou que o secretario estava viajando.
Sobre o descarte correto do lixo eletrônico, Alex informou que não há aqui em Teixeira um ponto correto para depositar esse lixo. Segundo ele, a Secretaria joga este material junto com o lixo normal no Aterro Sanitário de Teixeira de Freitas, que atualmente é de responsabilidade da empresa Biosanear. A respeito do lixo hospitalar, Alex disse que é de responsabilidade da Vigilância Sanitária.
Ao ligar para a Vigilância Sanitária, conversamos com Elisnaqui Miranda, que nos disse que a única coisa que os funcionários da vigilância fazem é ir até as clínicas e farmácias e averiguar se elas têm o certificado que comprove que fizeram um contrato com uma empresa de incineração do lixo. Ainda segundo ele, sempre pedem o último manifesto das clínicas e farmácias, e quando acontece uma denúncia como essa, eles vão até o local, junto com Secretaria de Meio Ambiente.
Nesse caso, conforme fotos, percebemos que além do risco a saúde, há a poluição do meio ambiente, já que se trata de dois perigosos tipos de lixo. Apesar de parte deste material ter sido queimado, ainda há resquícios que não sabemos se são prejudiciais ou não a saúde. A equipe da Vigilância Sanitária anotou o endereço do descarte e disse que irá averiguar. Já os funcionários da Secretaria de Serviços Extraordinários não se preocuparam em saber qual era o local onde está ocorrendo esse crime ambiental.
Por: Petrina Nunes/Liberdadenews