Teixeira de Freitas: Na manhã desta terça-feira, 11 de novembro, nossa equipe de reportagem foi atender a uma denúncia, a qual aponta um animal que sofre de ‘Anemia profunda contagiosa’, estaria sendo mantido em uma baia particular, em um Rancho que se localiza na Rua das Camélias, em frente ao Espaço Primo, no Bairro Estância Biquíni. Rancho esse que está sob a responsabilidade de um homem conhecido como Marcelo Cowboy.
O animal, um cavalo de raça, avaliado em mais de R$ 40.000 (quarenta mil reais), segundo informações, pertence à Cleiton Tavares, conhecido como Cleiton da Vereda, que é empresário no ramo de material de construção. A denúncia foi feita, pois já foram realizados 03 exames no animal, onde comprovaram a existência da doença contagiosa. O que põe em risco, a saúde dos outros quadrupedes que ficam na baia.
A denúncia ainda aponta que a ADAB (Agência de Defesa Agropecuária da Bahia) já foi informada sobre o caso, mas nenhuma providência foi tomada até o momento. E como no próximo final de semana, acontecerá a 33ª Exposição Agropecuária de Teixeira de Freitas, muitos criadores da região irão trazer seus animais para a cidade e a existência de um animal com essa doença, inibe a vinda desses criadores.
Diversos cavalos que estão sendo cuidados na baia, também irão ser expostos no evento, que se inicia nesta quarta-feira, 12 de novembro. Segundo criadores, estarão na Expô, animais com valor comercial acima de R$ 100.000,00 (cem mil reais). Com a existência do cavalo doente nas dependências do rancho, diversos criadores, foram até as baias e retiraram os seus animais, sem passarem por exames.
Dessa forma, estão colocando em risco a saúde dos animais que serão expostos no evento. Os criadores revoltados pedem uma resposta por parte da ADAB. Nossa equipe de reportagem seguirá acompanhando o caso
Por: Rafael Vedra/Liberdadenews