Teixeira de Freitas: Na noite desta quarta feira (19), sobre as propostas do Poder Executivo que instituem as Leis de Organização Básica (LOB) para a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, corporação tornada independente. A matéria foi a primeira a ser apreciada tendo sido aprovada às 19h30. Mesmo tendo sido alvo de duras críticas oposicionistas, a votação da LOB dos Bombeiros, por sua vez, não sofria grandes restrições e esperava-se aprovação unânime.
Diante da aprovação da LOB, o 13º Batalhão da Polícia Militar da cidade de Teixeira de Freitas vai ser transformado em Companhia Independente. Segundo o Tenente Coronel Paulo Silveira, vai ser bom para cidade. “O Batalhão vai se tornar escola só para Teixeira, vai cuidar só de Teixeira, não trará prejuízos à comunidade. A princípio vai ter uma diminuição no efetivo, mas a tendência é aumentar”, explica.
No novo projeto do Governo da Bahia, a cidade de Alcobaça ganha a 89ª Companhia Independente da Polícia Militar, com atuação nos municípios de Alcobaça e Caravelas. E o distrito de Itabatã, ganha a 90ª Companhia Independente da Polícia Militar, com atuação nos municípios de Mucuri e Nova Viçosa.
Já Teixeira de Freitas perdeu o seu 13º Batalhão da Polícia Militar e passa a ter uma Companhia Independente de Polícia Militar comandada por um Major. Com essa mudança, os municípios de Alcobaça e Caravelas, e Mucuri e Nova Viçosa ganham independência militar e avançam no quesito polícia ostensiva. “Já Teixeira de Freitas que é uma cidade que ocupa a 7ª posição de maior população do interior do Estado, com 63 bairros e destaque no índice de violência na Bahia, sofreria um grande prejuízo”, disse um jornalista.
Ainda, segundo o comandante Paulo Silveira, a luta agora será conquistar o comando para região. “Nós acreditávamos que o Extremo Sul seria contemplada nesta LOB, com a instalação de um CPR – Comando de Policiamento Regional, que é comandado por coronel, para um melhor atendimento a demanda da região. Mas isso não aconteceu, e por enquanto continua sendo comandado por Itabuna”, acrescenta o comandante do 13º Batalhão.
Agora falta o governador Jaques Wagner sancionar e publicar, mas já tem deputados contra, Carlos Geilson (PTN) disse que a LOB representa retrocesso. É aguardar para ver como será realizado este trabalho, dentro de uma cidade considerada perigosa, e que precisaria de mais efetivo.
Por: Mirian Ferreira/Liberdadenews