Teixeira de Freitas: Uma ação feita neste domingo, 30 de novembro, nas feiras do Bairro São Lourenço e Bela Vista, apreenderam aproximadamente 80 kg de carne que estavam sendo expostas à venda sem nenhuma proteção contra chuva, calor e insetos. A ação foi baseada na portaria 304/96, sendo esta provocada pela insatisfação da própria população que, por ter esclarecimento de que os produtos precisam ser manipulados de forma higiênica e comercializados de maneira adequada e que não agrida os aspectos físicos dos produtos para evitar doenças, solicitaram providências.
Com isso, o Ministério Público acionou a vigilância Sanitária dando ênfase na necessidade de adequação desses estabelecimentos que manipulam produtos de origem animal, sejam eles nas feiras livres ou em estabelecimentos fixos (açougues). A vigilância Sanitária fez a primeira ação em conjunta com o MP na feira de sábado, e depois disso deram continuidade no serviço, fixando fiscais todos os sábados na feira para garantir o cumprimento das normas sanitárias.
Segundo Elisnak Miranda, Farmacêutico e Coordenador da Vigilância Sanitária do município, foi avisado com antecedência que, depois do prazo estabelecido, se fosse encontrado produtos sendo comercializados de maneira inadequada, iriam apreender ou inutilizar os produtos considerados impróprios para o consumo, mediante as normas sanitárias e da portaria. “Convidamos todos os feirantes que comercializam carnes, sejam elas bovinas, suínas para participarem no auditório da Secretária Municipal, recebendo orientações sobre boas práticas de fabricação, a forma com que a carne deve ser comercializada e sobre a importância de comercializar produtos inspecionados”, disse.
Ainda segundo Elisnak, depois desse evento educativo será dado um prazo de 60 dias para que a Vigilância Sanitária passe novamente nas feiras. Os locais de comercialização de produtos manipuláveis tem que ser revestido de material impermeável, de fácil higienização, as carnes tem que ser mantidas a uma temperatura de no mínimo 7°C (sete graus Celsius). Existe toda uma exigência dentro da portaria e que deve ser cumprida para a saúde e o bem estar dos consumidores.
O Coordenador Elisnak Miranda, garantiu que a Vigilância continuará fiscalizando todas as feiras rotineiramente, para que essa situação melhore e o consumidor se sinta mais protegido em realizar suas compras dentro dos estabelecimentos e feiras de Teixeira de Freitas.
Por: Mirian Ferreira/Liberdadenews