Teixeira de Freitas: Em meio a onda de homicídios, assaltos, sequestros, prisões, e tantas notícias ruins em Teixeira de Freitas e na região, um gesto heroico, tomado por impulso, diante de um acidente gravíssimo, resultou no salvamento de uma criança apenas 08 anos de idade. O ato heroico partiu de um trabalhador, guerreiro teixeirense, Juarez, mas conhecido como “Juka Bala”, carreteiro há mais de 08 anos, e que já presenciou diversos acidentes na BR 101, rodovia que ele transita semanalmente, conduzindo com habilidade e responsabilidade sua carreta tanque que transporta combustível.
Juka Bala seguia na BR 101 no último sábado (10), por volta das 16h00, no trecho entre o povoado de Ventania/BA e São João do Paraíso/BA, momento em que se deparou com um acidente envolvendo uma carreta Volvo/FH, e dentro da mesma seguia o motorista conhecido como “Boca”, e sua esposa, que com a violência do acidente morreram na hora. O Juka e outro carreteiro, ao se aproximarem da gabine da carreta, ouviram gritos de uma criança, era a pequena Jamile, filha do casal, e que estava presa nas ferragens. Juka sem pensar, correu em direção a gabine da carreta, entrou, tentando chegar onde a criança estava.
O mesmo a encontrou, e tentou acalmá-la. A criança perguntou o motivo pelo qual o pai e a mãe estavam deitados, quietos e calados, momento em que Juka respondeu que os mesmos estavam dormindo. Juka com auxílio de algumas ferramentas tentou retirar a criança, e a acalmando a todo tempo. O mesmo lutou durante horas, e notou que o pé da criança estava quebrado, então com a chegada do SAMU, com o auxilio da socorrista Patrícia e de Bombeiros, eles conseguiram retirar a pequena, que foi socorrida e encaminhada ao hospital mais próximo.
Em entrevista a nossa reportagem, Juka Bala, que é conhecido também como “O Quente da BR 101”, disse: “Em todos esses anos de estrada, com certeza esse será o dia que jamais irá sair da minha mente, fiz aquilo sem pensar, deixei a carreta aberta, não pensava em outra coisa a não ser tirar aquele anjinho lá de dentro”. Os pais da pequena Jamile residiam em Jaguaré/ES, e segundo informações passadas a Juka, eles foram sepultados hoje pela manhã. A pequena segue na casa de familiares, onde recebe cuidados.
Nossa equipe teve acesso às fotos do acidente, e de momentos em que a garotinha era atendida pelo SAMU, e recebia o carinho de Juka Bala. Após o resgate, os motoristas que presenciaram a cena, aplaudiram a iniciativa do “Herói Juka”, que ficou emocionado e disse que já teve o seu prêmio em 2015.
Por: Rafael Vedra/Liberdadenews