Teixeira de Freitas: Populares procuraram a redação do Liberdade News mais uma vez para denunciar as obras abandonadas do que seria o novo Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, ou o Centro de Hemodiálise. As obras ficam localizadas ao lado do Complexo Policial, no Bairro Nova Teixeira, em uma área extensa e bem localizada na cidade. Populares denunciam que as obras estão sendo utilizadas como abrigo para moradores de rua.
“Um entra e sai de pessoas, já percebemos homens e mulheres que parecem morar naquele local, com roupas expostas ao sol, comum a quem se abriga em locais abandonados”, disse um morador que não quis se identificar. A construção está abandonada há anos e sem condições de continuidade das obras. Nossa reportagem fez uma matéria em março do ano passado, em que populares denunciaram o descaso para com o dinheiro público e temiam que a construção passasse a ser esconderijo para pessoas mal intencionadas. “O medo agora é eminente”, disse outro morador.
Populares pedem que os órgãos públicos responsáveis pelas obras ou pela fiscalização dela, tome uma providência. Nossa reportagem descobriu que a empresa construtora que ganhou a licitação das obras foi a LOB Construções Ltda ME, CNPJ 07.6506.980/001-30, com sede em Teixeira de Freitas. Segundo informações, há uma ação no Ministério Público, que condenou a LOB e aos gestores municipais da época ao ressarcimento integral dos danos causados ao erário, inclusive com a suspensão dos direitos políticos de todos os envolvidos pelo prazo de cinco anos.
À empresa, foi proibida a contratação com o Poder Público, recebimento de benefícios ou incentivos fiscais, também pelo prazo de 05 anos. A empresa foi condenada a devolver R$ 1.258.597,92 aos cofres públicos. Na ocasião, o Ministério Público solicitou o imediato bloqueio dos bens dos réus. O processo ainda está em andamento e nossa equipe de reportagem procurou os representantes da LOB Construções, em seu endereço em Teixeira, e ninguém soube informar onde está funcionando o escritório da empresa. No local, hoje funciona a Secretaria de Serviços Extraordinários.
A redação do Liberdade News recebeu mensagens via SMS, “WhatsApp” e ligações de populares pedindo uma solução para o caso. Ou a retomada da construção, a demolição ou isolamento das obras para que o local não seja utilizado por moradores de ruas, usuários de drogas, ou pessoas mal intencionadas. Os denunciantes pedem ainda uma fiscalização do Ministério Público Federal, já que se trata de uma obra executada com recursos federais, que foram desviados. Agora o local está abandonado, quando poderia está funcionado uma Unidade de Saúde, que estaria salvando vidas.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews