Teixeira de Freitas: No início da noite desta sexta-feira, 16 de janeiro, o comando do 13° Batalhão de Policia Militar de Teixeira de Freitas coordenou mais uma etapa da Operação Lei e Ordem, operação que visa a prevenção de crimes e o combate aos altos índices de violência que vêm assolando a cidade. Os policiais da CETO, 1ª CIA e oficiais ouviram do Subcomandante do 13° BPM, o Capitão Anilton Almeida, a importância do empenho dos militares em operações como essa, que tem como ponto principal devolver a sensação de segurança aos teixeirenses.
A operação desta sexta-feira foi realizada nos bairros Liberdade I e II, Ulisses Guimarães, Tancredo Neves, São Lourenço, Santa Rita e Castelinho, além de blitz em diversos pontos da cidade e uma equipe especial no Centro. Nos bairros, os militares realizaram diversas abordagens a pedestres, motos, carros e pessoas a bordo de bicicletas. Mas o ponto principal foi a abordagem em diversos estabelecimento que vendem bebidas alcoólicas, e que não possuem alvarás de funcionamento. A grande maioria desses estabelecimentos foram qualificados e orientados pelos militares a fecharem as portas.
Segundo o Capitão Wesley, o crescimento desorganizado da cidade fez com que surgissem diversos "botecos", que vendem bebidas sem o devido controle. Na maioria dos bares foram encontrados menores [adolescentes e até crianças de colo], que ficam expostos e sem defesa em caso de desentendimentos. A Polícia Militar irá encaminhar a Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas um relatório pedindo fiscalização e notificação aos estabelecimentos qualificados. Nossa equipe acompanhou toda a operação que foi até à 00h00. E os números desta operação foram:
705 (setecentos e cinco) pessoas abordadas, 54 (cinquenta e quatro) carros abordados, 63 (sessenta e três motos), 18 (dezoito) bicicletas, 52 (cinquenta e dois) estabelecimentos. Foram lavrados 02 (dois) TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência); emitidos 18 autos de infração de trânsito; 01 CNH foi recolhida. 06 (seis) carros e 05 (cinco) motos foram apreendidos; além de 02 (dois) papelotes de “cocaína” e 01 (uma) faca.
A Operação atendeu também a uma abordagem de perturbação do sossego, essa que foi realizada em parceria com a Secretária Municipal de Meio Ambiente, e foi realizada no Bar Fundo de Quintal, no Bairro Tancredo Neves, onde a secretária, comandada pelo secretário Arnaldinho, fechou o referido bar. Pois o mesmo não possuía alvará de funcionamento, e segundo o fiscal Ivan, o referido bar já possui duas notificações no Ministério Público, que pedia uma fiscalização no local. O fiscal disse ainda que o CNPJ do Fundo de Quintal é da cidade de Itajuipe/BA.
A após notarem a irregularidade, os militares pediram ao proprietário para desligar o som e fechar a entrada do estabelecimento. Mas, quando os policiais estavam saindo o dono do estabelecimento abriu o portão e ligou o som novamente. Sendo preciso a intervenção do oficial que acompanhava a ação. A operação foi elogiada por moradores que agradecia a presença dos militares nos bairros, diminuindo assim a ação de criminosos, que viram que a Polícia Militar seguirá realizando operações de combate e prevenção às ações criminosas.
Segundo o subcomandante do 13° BPM, Capitão Anilton Almeida, operações como esta serão frequentemente colocadas em prática, para garantir a ordem e principalmente, o direto de ir e vir do cidadão de bem. “O que estiver em nosso alcance nós faremos para combater e prevenir o crime em Teixeira de Freitas”, disse o capitão.
Por: Rafael Vedra/Liberdadenews