Teixeira de Freitas: Na semana de comemoração aos 190 anos da Polícia Militar da Bahia, o Major PM Magalhães, novo comandante da recém-formada 87ª Companhia Independente de Policial Militar de Teixeira de Freitas, conversou com a equipe do Liberdade News da Rádio Sucesso FM 104,9 [Equipe do Grande Jornal]. O Major agradeceu a confiança depositada nele, e disse que está colocando toda a sua experiência e disponibilidade de trabalho para estar à frente e gerir as atividades de policiamento e serviços que já vinham sendo prestados pelo antigo 13° Batalhão de Polícia Militar, ainda com a promessa e a expectativa de controlar os índices elevados de criminalidade, que assustam a população de bem de nossa cidade.
O Major falou da violência que está acontecendo nossa cidade, especialmente este mês, que já registra uma taxa aumentada de homicídios. Segundo o Major, foi dado inicio a um trabalho de combate ao crime, com policiais militares trabalhando em escalas extras, a exemplo a da Operação Concórdia, e que há a expectativa do emprego do policiamento ostensivo especial, da Rondesp, que atua em Itabuna e nas principais cidades do estado. Já contamos com o apoio da CAEMA, que vem prestando relevantes serviços e a perspectiva é que haja melhorias nos serviços. E contamos também com o apoio da comunidade, dando informações, para que possamos afastar das pessoas de bem, esses criminosos que levam violência à sociedade.
O comandante da 87 CIPM falou do 13° BPM, atual 13° BEINC (Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação), que já vai receber mais algumas dezenas de novos policiais, que começarão o curso de formação nos próximos dias. Segundo o Major, a CETO, por conta do novo formato, passa a ser PETO, antes Companhia, agora, Pelotão Especializado. “O efetivo é o mesmo, a quantidade de viatura é a mesma. A 1ª CIA, agora vai se desdobrar nos pelotões da sede, pelotão do presídio, dos distritos. Os comandos da CETO e 1ª CIA continuam comandando agora os pelotões. Todos estão em fase de ajuste, mas, a preocupação é de melhorias, e que a sociedade fique tranquila, pois trabalharemos arduamente para garantir a segurança”, disse o Major.
“O que temos percebido nas estáticas controladas diariamente, a violência que mais vem assustando nossa comunidade são os crimes contra o patrimônio, os assaltos a transeuntes, que podem se desdobrar, vez ou outra, em latrocínios, lesões corporais graves, etc. Uma das nossas preocupações é trabalhar a inteligência policial no sentido de dar uma resposta rápida à população. Sem perder de vista o combate ao tráfico de drogas, que aumenta consideravelmente esses índices de violência. Nosso objetivo é intensificar ainda mais o combate ao crime, em parceria com a Polícia Civil e com o MP e o Judiciário. Vamos trabalhar incansavelmente contra a criminalidade”, finalizou o Major Magalhães.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews