Teixeira de Freitas: O mês de abril se encerrou com a triste estatística de 0,66/morte por dia. Quase uma pessoa morta por arma de fogo ao dia, sem contar as diversas tentativas de homicídios, que poderiam ter elevado esse número a saldos jamais vistos na história de nossa cidade. Vinte pessoas, esse foi o número de vítimas fatais por arma de fogo, registradas apenas em Teixeira de Freitas. Esses números elevadíssimos têm assustado a população teixeirense, que clama pela intervenção urgente do Estado.
São muitas vidas se perdendo, independente da vida pregressa de cada um. São crimes contra a vida, que chocam, assustam, e provocam uma angustiante sensação de insegurança. Estes crimes têm mudado hábitos, facilmente perceptíveis em conversas nas redes sociais, grupos de “WhatsApp”, por exemplo, em que muitos falam que estão evitando sair de casa, afinal, além dos riscos de assalto, ninguém está livre de uma bala perdida. O crime tem interferido no Direito Constitucional do cidadão de ir e vir.
A intenção dos noticiários locais, e também do Liberdade News, não é implantar o medo na população, mas, cobrar uma ação contundente da polícia, que tem feito o seu papel, mas está se esbarrando em problemas estruturais, logísticos e de recursos humanos. Além disso, a sensação de impunidade que reina entre os criminosos, tornando-os mais ousados e violentos. Vinte homicídios, e nenhum assassino foi preso. Esses dados são assustadores e a pergunta que todos fazem é sempre a mesma: Até quando isso?
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews
Matéria relacionada
24 baleados em 24 dias do violento mês de abril: 16 mortes e 08 feridos