Teixeira de Freitas: Após 04 dias de festa, o Comandante da 87ª CIPM independente fez um balanço de segurança do Circuito Interno do Teixeira Folia 2015. A festa da cidade iniciou dia 08 e finalizou dia 11 de maio, com um total de 120 policiais, em parceria com a Guarda Municipal e da segurança privada. O comandante garante que as ocorrências que incidiram, foram corriqueiras de qualquer micareta, provocadas na maioria das vezes por consumo excessivo de bebida alcoólica.
Foram 55 casos registrados de “Via de fato” e rixa, onde mais de três pessoas estão em briga, sendo 22 casos na sexta, 23 no sábado e 10 no domingo. Várias ocorrências de prestação de socorro, vários casos de coma alcoólico e alguns pequenos acidentes com lesões. Um veículo furtado na sexta, porem recuperado pela PM no domingo e devolvido ao proprietário. Teve também um flagrante decorrente de drogas, e outro de porte de arma branca (faca), moeda falsa, furto de celulares e joias.
“O que mais nos chamou a atenção foram documentos perdidos, que de alguma forma foram furtados ou por descuido se perderam. Por consequência houve muitos documentos achados, teve foliões que recuperaram seus pertences no circuito da festa mesmo, e os demais foram encaminhados para a Polícia Civil”, explicou o comandante Raimundo Magalhães.
Para quem teve seus documentos perdidos, podem se dirigir à 8ª COORPIN, caso o nome não esteja na lista, é preciso registrar uma ocorrência. “Todos os envolvidos com a segurança estão de parabéns, já que não houve crime violento letal e intencional [zerou neste período]. Nenhum registro grave contra pessoas. No geral nosso trabalho foi muito exitoso, e o empenho de todos foi muito eficaz”, disse o Major.
A segurança contou com o apoio da unidade de Itabuna especializada Rondesp - Rondas Especiais, Unidade da Polícia Estadual (Tor) e da CAEMA, onde fizeram um trabalho forte ao entorno e nas saídas da cidade, assim prevenindo as ocorrências de roubo ou furto de veículos.
O Major orienta a população para os cuidados em festas como estas, ou em qualquer ambiente coletivo. Levar apenas um documento de identificação, e o dinheiro que pretende gastar naquele momento. Evitar ostentar o uso de joias, celulares, máquinas fotográficas. Existem várias situações que podem ajudar na prevenção.
Por: Mirian Ferreira/Liberdadenews