Teixeira de Freitas: No início da manhã desta segunda-feira (18), um morador teixeirense nos enviou uma foto, denunciando animais soltos na rotatória do posto Caraípe, no centro da cidade. Continua a prática de donos de animais deixá-los soltos, colocando em risco a vida de motoristas e motociclistas.
Na última sexta feira (15), aconteceu uma audiência Pública na Câmara de vereadores, onde foi discutido este assunto. Moradores, representantes de entidades e autoridades, falaram sobre o índice de acidentes envolvendo animais de pequeno e grande porte, nas estradas e vias públicas no município. “Gostaria muito de saber de quem é a responsabilidade destes animais soltos, deste jeito não pode continuar. Ao saber da Audiência Pública fiquei feliz, na expectativa que realmente resolva este problema crônico, todas as vezes que passo bem cedinho pela cidade, ou no início da noite me deparo com animais de grande porte. Se acontecer um acidente comigo, com minha família a quem devo recorrer?”, indagou o denunciante.
Segundo a secretária de Agricultura do município, Lívia Alves, havia uma parceria com o promotor anterior, mas o que entrou não sustentou o acordo. E terão que começar do zero. “O Fábio Correia não responde mais por essa pasta, agora é o Dr. João, e precisamos nos unir e procurá-lo para uma reunião coletiva, ele precisa saber da realidade e nos ajudar, precisamos de uma nova forma de atuar, ou retomar o acordo anterior para apreensão desses animais”. Salienta a secretária.
Ainda, segundo a secretária os donos de animais terão uma carteira de identificação, só poderão circular com este documento, as carroças terão placa e os profissionais passarão por noções de trânsito. Isso vai acontecer no mês de Julho e serão 20 dias de cadastro de carroceiros e vacinações gratuitas para os animais.
Para caso de informar sobre animais soltos, pode ligar no telefone da secretária de agricultura (73) 3011.2738, ou para a Polícia Militar 190.
Por: Mirian Ferreira/Liberdadenews