Teixeira de Freitas: No início da noite desde sábado (18), a paciente Elinete Anunciação dos Santos Pitorra, 27 anos de idade, foi transferida para o Hospital Roberto Santos, na capital do Estado, Salvador. Elinete é moradora de Itaitinga, Distrito de Alcobaça, e há 39 dias estava internada na UTI do HMTF, com suspeita da Síndrome Guillain-Barré. A família nos procurou no dia 14 de julho, pedindo ajuda para conseguir transferir a paciente. Desde então, mantemos contato com o secretário de saúde da cidade, Eujácio Dantas, que hoje nos deu a excelente notícia.
E com a permissão da própria Elinete e de seu esposo Renildo Pitorra, nossa equipe acompanhou todo o procedimento de transferência, filmando e fotografando. Momento de muita emoção, na saída de Elinete, já que seus parentes, e três filhas, sendo uma de 03 meses, uma de 03 e outra de 05 anos, os aguardavam para se despedir, e cada um com uma palavra de conforto. “Estamos confiante, agora não é o momento de chorar, vamos nos conter, e passar muita energia positiva para nossa querida Elinete”, disse a irmã.
Uma UTI móvel foi buscá-la no Hospital Municipal e fez o translado até o aeroporto de Teixeira de Freitas, onde uma UTI aérea já estava a esperando. Mesmo com dificuldades em falar, ela fez questão de nos atender. O esposo da paciente, Renildo Pitorra, muito emocionado, quis agradecer a todos que ajudou para que este momento acontecesse. “Quero aproveitar o espaço, e agradecer a Deus em primeiro lugar, porque mesmo diante de tantas dificuldades está nos dando força. Feliz, mas ao mesmo tempo com coração apertado, já que não sabemos o que nos espera”.
E continuou: “Desde já meu muito obrigado à equipe médica do Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, ao secretário de saúde, assistente social, ao juiz, que concedeu a liminar, a nossa advogada, todos os parentes, a Rádio Sucesso e ao site Liberdade News, que nos acolheu. Estamos confiantes, tudo vai dar certo”, agradeceu. O Juiz, Dr. Roney Jorge Cunha Moreira, concedeu uma liminar no dia 14 de julho para qualquer dos hospitais na capital, seja Roberto Santos, Couto Maia, Hospital das Clínicas, em Salvador/BA, cuja remoção deveria ser realizada através de UTI aérea.
Ainda na decisão do juiz, ele estipulou um prazo de vinte e quatro horas, sob pena de multa diária, arbitrada em R$100.000,00 (cem mil reais). O secretário Eujácio, esclareceu que dependia apenas de uma vaga ser liberada em qualquer um destes hospitais. Ele acompanhou pessoalmente todo o procedimento de transferência para que a paciente recebesse todo o atendimento necessário. Ainda não está definido o tipo de doença que Elinete realmente tenha. Mas, os médicos de Teixeira garantem que seu estado é muito delicado. A nossa equipe continuará acompanhando o caso.
Por: Mirian Ferreira/Liberdadenews
Matéria relacionada
Moradora de Alcobaça está internada na UTI do HMTF com suspeita da síndrome Guillain-Barré