Teixeira de Freitas: Nossa equipe de reportagem foi procurada por usuários do SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão), com sede no Shopping Teixeira Mall. Os usuários denunciam o descaso com que muitos vêm sendo tratado pela gerência do órgão. Um denunciante, que não quis se identificar, informou que muitos cidadãos estão chegando por volta das 03h00 da madrugada, ou até antes, para tirar uma identidade e ainda não conseguem senha.
“Muitas vezes, ou quase sempre, os consumidores não conseguem sequer pegar uma senha para ser atendido. Segundo o principal responsável pelo SAC, o Iramar Roger, são distribuídas diariamente 70 fichas para cada tipo de serviço prestado pelo órgão, mas, o que parece é que são distribuídas apenas 30 fichas para identidade, pois, assim que começam a ser distribuídas, acabam antes de 40 pessoas conseguirem pegar tal senha”, disse o denunciante.
“Eu fui ao SAC quatro dias seguidos para tentar tirar a segunda via da identidade, saindo de casa às 04h00 da manhã, andando e correndo risco de vida, pois é um horário que ainda o sol não nasceu e não tem ninguém nas ruas e o transporte público não funciona nesse horário. Eu presenciei pessoas de classe média chegar às 7 horas, sem entrar na fila, indo diretamente ao balcão e pegando a ficha para ser atendido”, disse outro denunciante.
“Parece que o gerente distribui apenas uma média de 30 fichas para quem pega fila às três da manhã, e guarda o restante para quem ‘paga’ ou para quem tem média com ele. Presenciei e filmei a indignação de muita gente, pessoas chutando lixeira e gritando com ele. O responsável pelo SAC ficou tão intimidado, que chegou a chamar os seguranças do Shopping. Infelizmente esse descaso nunca chega ao conhecimento público”, disse o denunciante.
Nossa equipe de reportagem buscou informações no SAC e ficamos sabendo que havia cinco funcionários de atestado, e por isso, as senhas foram reduzidas. Mas, a denúncia do cidadão é que dentre as senhas que deveriam ser distribuídas [já descontada as senhas dos funcionários que faltaram], muitas simplesmente sumiram e as pessoas que dormiram na fila ficaram sem atendimento, caso acontecido hoje, e que acontece constantemente.
Ainda segundo informações levantadas, o quantitativo de senhas é definido de acordo com a quantidade de funcionários em cada setor, horário de funcionamento e número de terminais. Hoje [24/07], foram disponibilizados quase 80 atendimentos. Agora, se as senhas "somem" conforme a denúncia, isso precisa ser explicado pela gerência, que é responsável pela emissão e distribuição das senhas para atendimento em todos os setores.
Diariamente as pessoas que estão na fila reclamam que as senhas acabam muito antes de atingir a quantidade de atendimentos do dia. Nossa redação procurou o gerente do SAC, Iramar Roger, através do número (73) **** *298, mas só dava caixa postal. Nossa redação buscou informações e divulga que o cidadão que se sentir prejudicado, pode registrar uma denúncia, até mesmo anonimamente, na ouvidoria através do site <www.sac.ba.gov.br>.
Por: Edvaldo Alves - MTb 5115/BA/Liberdadenews