BR 101: Após manifestações de moradores de Rancho Alegre, distrito de Caravelas, indignados com tantos acidentes no KM 900, o DNIT prometeu no dia 22 de julho para um grupo de pessoas que foram até Eunápolis, na Superintendência Regional, que após 15 dias iriam instalar quebra-molas no trecho solicitado. E nesta quinta-feira (06), durante todo o dia, o serviço foi de fato efetuado. Na manhã desta sexta-feira (07), nossa equipe conferiu de perto.
Nas manifestações, agentes da Polícia Rodoviária Federal sempre estavam presentes, tentando chegar a um acordo com os manifestantes. Com isso, o inspetor Sobral e inspetor Cláudio, juntamente com os moradores, Otavio, Gilson e Juarez, se reuniram com o senhor Aldo da Silva, engenheiro regional do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito) e o responsável pelo órgão, em documento, afirmou o compromisso.
Foram instalados três quebra-molas, nas imediações do distrito. “Passo aqui neste trecho praticamente todos os dias, e hoje fui surpreendido com a novidade. Muito boa ideia, já que sabemos que aqui é um trecho onde os motoristas normalmente conseguem fazer as suas ultrapassagens, e como consequência, acontecia diversos acidentes e geralmente com vítima fatal. Parabéns aos moradores pela iniciativa”, disse um motorista.
“Para nós é uma vitória, nossos esforços, as manifestações valeram a pena. Agora é esperar que os motoristas de fato, respeitem os redutores de velocidade, e que os acidentes diminuam. Nossa luta continua”, feliz, falou Otávio de Jesus Santos, popular Tavinho, representante do Distrito de Rancho Alegre. Para o inspetor Sobral, há esperança de que agora os acidentes irão diminuir. Ele ainda fez uma alerta aos motoristas.
“Impossível um motorista passar em alta velocidade, tem que reduzir, o local está devidamente sinalizado. Quero aproveitar a oportunidade, em nome da PRF, e pedir a compreensão dos condutores, que tenham cautela ao passar neste trecho. Naquela localidade tem ponto de ônibus, tem empresa, posto de gasolina, viveiro, tudo ali próximo, então, o fluxo de pedestre é grande, e sabemos que será uma novidade estes quebra-molas”, disse Sobral.
Ainda segundo Sobral, por conta dessa novidade, ele ressalva a importância dos meios de comunicações em divulgar e informar sobre essa conquista. “Não foi uma conquista só dos moradores e sim, de todos que usam a BR 101”, finalizou.
Por: Mirian Ferreira/Liberdadenews