Teixeira de Freitas: Iniciou o primeiro curso de formação para cabo, onde 18 PM’s, dentre eles, teixeirenses e moradores de toda região foram promovidos. Na manhã desta terça-feira (25), no auditório do campus II da Fasb, foi realizada uma mesa redonda com os alunos, representante da imprensa, Comandante 87ª Companhia - Major Magalhães, uma líder de bairro e representantes do Conselho Comunitário de Segurança da cidade (Consep).
A Polícia Militar está em um processo de valorização do seu efetivo, e a formação são para policiais com mais de 20 anos de serviço, que têm direito a promoção e que se encaixaram em todos os requisitos. A reciclagem acontecerá no período 15 dias. Ainda, fazendo parte do curso, o Major Magalhães, promoveu uma mesa redonda, onde foi discutida a forma que a Polícia Militar tem que atuar na cidade, como oferecer um excelente serviço para a comunidade, à falta de efetivo na região foi muito questionado também.
“O objetivo foi atingido, a participação de todos foi fundamental para troca de ideias, sobre essa temática tão importante para nossa cidade e região. A equipe está motivada diante da promoção, e acreditamos no trabalho que cada cabo irá realizar. De fato, a falta de efetivo é um grande problema, mesmo assim, buscamos ações para tentar atender a comunidade”, esclareceu o comandante.
Conversamos também com Edvano Ferreira de Oliveira, presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública de Teixeira de Freitas, onde esclareceu que o conselho existe há quase 03 anos, e a principal função é contribuir com as forças de segurança. “Trabalhamos em parceria com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Estadual e Federal, na troca de recursos para que as atividades possam ser facilitadas”, explicou.
O presidente ainda esclareceu que a população e as entidades têm o poder nas mãos, e juntos podem fazer a diferença, como exemplo, ele disse que pode conseguir manter policiais na cidade. “Um grande exemplo de que juntos, as entidades e a comunidade podem atingir objetivos. Foi o que conseguimos trazer novamente para Teixeira, os policiais que haviam sido enviados para Porto Seguro. Estamos estudando uma forma de manter os futuros policiais na cidade”, explicou.
Acrescentou também que foi muito importante a participação na mesa redonda, para esclarecer dúvidas e explicar que estão buscando recursos para custear o monitoramento da cidade. “Nós temos muito que fazer ainda, basta a sociedade de forma, em geral, se unir para contribuir”, disse Edvano.
Por: Mirian Ferreira/Liberdadenews