Teixeira de Freitas: No final da manhã desta quinta feira (10), nossa equipe flagrou um caminhão placa policial IAB 3319 licenciado da cidade de Rio Real, transportando abóbora. Mas, o que nos chamou atenção, foi a quantidade de trabalhadores viajando em cima da carga. A viagem seguiu do Distrito de Canta Galo a Teixeira de Freitas e havia umas sete pessoas colocando em risco suas vidas.
Segundo o Comandante da PRE Ademir Barbosa, o Código de Trânsito Brasileiro é bem claro quanto a proibir este tipo de transporte. "Cabe multa para o motorista por transportar pessoas em compartimento proibido, o caminhão tem que ser retido, infração gravíssima e os passageiros não podem seguir viagem em cima da carga”, explicou o comandante.
E acrescentou: “Esses produtores aproveitam o pouco efetivo, e abusam, colocando em risco a vida dos trabalhadores. Estamos tomando medidas, e as coisas irão mudar", garantiu o comandante. Não bastasse o transporte irregular, no momento em que era gravada a irregularidade, um caminhão que transporta eucalipto forçava uma ultrapassagem em faixa dupla contínua.
O fato reforça ainda mais a irregularidade cometida por ambos, e ações como essa acontecem diariamente nas rodovias federais e estaduais. Felizmente o caso em questão não terminou em tragédia, mas, muitas vezes, essas imprudências não terminam bem. Ações simples de segurança no trânsito contribuem para a diminuição dos acidentes. Seja um motorista consciente. Salve a sua vida e do próximo.
Por: Edvaldo Alves e Mirian Ferreira/Liberdadenews