Teixeira de Freitas: O Liberdade News tem recebido diversas denúncias via WhatsApp através do disque denúncia (73) 9977-7169, onde motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres relatam a irritação e revolta com algumas práticas de motoristas e motociclistas irresponsáveis, que não respeitam as leis de trânsito e se acham os donos das ruas. Nossa equipe percorreu ruas e avenidas de Teixeira e registrou alguns flagrantes de desrespeito.
Motoristas que estacionam dentro da ciclovia da Avenida Presidente Getúlio Vargas e se não bastasse impedem o fluxo de ciclistas, além de estacionarem na contramão. Outro flagrante registrado foi em frente ao Colégio Miguel Afonso, onde motociclistas usam a calçada como estacionamento, impedindo a passagem de cadeirantes e pedestres.
Além disso, imprudência e desrespeito de motoristas e motociclistas em Teixeira de Freitas têm irritado ciclistas, pedestres e também condutores conscientes e que respeitam o trânsito. Já é de entendimento popular que todo o nosso país no século XIX não teve investimentos significativos destinados ao desenvolvimento rodoviário e também no trânsito em área urbana. Então, a falta de investimentos se une a condutores irresponsáveis, sendo o resultado final tragédias.
Diariamente vemos condutores que aceleram quando o sinal fica amarelo, sendo que a prática é considerada perigosa, já que geralmente o intervalo entre o verde e o vermelho é de apenas quatro segundos. Atravessar a rua de algumas capitais e também em Teixeira, mesmo que na faixa de pedestre, como manda o Código de Trânsito Brasileiro, não é fazer uso de um direito do pedestre, mas é enfrentar o risco de compor a estatística nacional de 40 mil mortes no trânsito.
Algumas ações de melhoria, organização e fiscalização estão sendo tomadas pela Secretaria de Trânsito e Transporte, como a instalação de controladores de velocidade (pardais) e a instalação de inibidores de avanço ao sinal e a faixa de pedestre, mas, as críticas por parte daqueles que não gostam de obedecer as leis de trânsito já começaram. O Liberdade News afirma que o registro dos flagrantes de desrespeitos é apenas para alertar tanto infratotes quanto aos órgãos de fiscalização, e não prejudicar ou causar transtornos às partes.
Por: Rafael Vedra/Liberdadenews