Teixeira de Freitas: Na manhã desta quinta-feira, 12 de novembro, o DRACO/DTE, juntamente com a 8ª COORPIN e o Conjunto Penal de Teixeira de Freitas, realizaram a incineração de mais de 100 quilos de drogas e de 373 aparelhos celulares, que foram incinerados sem as baterias, pois as mesmas são tóxicas.
As drogas incineradas são resultados de apreensões da Polícia Militar, Polícia Civil, CAEMA, Polícia Rodoviária Federal e Estadual, além de ações de revista no CPTF. Fizeram-se presente, o delegado titular da DRACO/DTE, Marco Antônio Neves; o Tenente Coronel Osires Cardoso, diretor do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas; o vice diretor Marcus Vinicius; o delegado Kleber Gonçalves e Investigadores, além do perito Sandro de Abreu, representando o Departamento de Polícia Técnica.
Foram incinerados 66,612 kg de maconha, 26,238 kg de cocaína e 7,404 kg de crack. Além das drogas foram incinerados 373 aparelhos celulares, todos sem baterias, pois, por se tratar de produtos tóxicos e prejudiciais ao meio ambiente, foram levadas a centros de coletas destinadas para esse tipo de produto.
Os celulares são resultados de operações de revista no CPTF durante todo o ano, mas de acordo com o Tenente Coronel Osires, outros aparelhos foram apreendidos e estão passando por levantamentos e são alvos de investigações, e que possivelmente serão incinerados em outra ação de incineração. Os delegados Kleber e Marco Antônio falaram em entrevista à nossa reportagem que o procedimento de incineração é uma ação conjunta com o Poder Judiciário e o MP.
Ainda segundo os delegados, a ação visa a uma maior segurança aos locais onde as mesmas estão armazenadas. Lembra os delegados, que além de proporcionar uma maior segurança e evitar possíveis resgates, a incineração visa finalizar o procedimento realizado pelo delegado, além de mostrar a sociedade que a droga apreendida não retornará de forma alguma às mãos de traficantes.
Por: Rafael Vedra/Liberdadenews