Teixeira de Freitas: Após reportagem veiculada no site Liberdade News, que foi ao ar nesta terça-feira (17), intitulada “Jovem morre e família acusa SAMU por negligência em Teixeira”, a coordenação do órgão nos ligou para nos mostrar as gravações das ligações. E no início da manhã desta quarta-feira (18), nossa equipe foi até a sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, onde foram disponibilizados os áudios.
Quem nos deu a entrevista foi o médico regulador do Samu, Dr. Jeferson Ferri, que estava de plantão na noite de segunda-feira (16). De acordo com o médico, houve uma falha de comunicação, que inclusive ele não falou com ninguém do chamado. “Quero esclarecer que existem duas etapas na ligação, na primeira é colhido os dados de endereço, e a segunda etapa é a triagem para avaliar a gravidade da situação. Já que temos dois tipos de ambulâncias, uma avançada, que vai o médico e o enfermeiro, e a básica que vai só o técnico de enfermagem e o condutor”, explicou.
Acrescentou que no caso da paciente Maria de Fátima, do Bairro Tancredo Neves, houve apenas a primeira etapa. “Quando a atendente passou para segunda etapa, a pessoa do outro lado não esperou eu atender, na gravação tem minha voz, por várias vezes me colocando a disposição até com certa insistência e não obtive resposta”, argumentou o médico.
O médico explicou que para a ambulância atender o chamado e ir ao local, é fundamental que seja realizado as duas etapas. “A população precisa entender que não é só passar o endereço e sim ser atendido pelo médico regulador, caso contrário não saberemos a gravidade da situação”, acrescentou.
Nossa equipe ainda questionou a questão da triagem, que são perguntas para um leigo, e para uma pessoa nervosa. O médico concordou com o nosso argumento. “Verdade, para a pessoa que está com parente passando mal, tem perguntas que parecem ser desnecessárias, porem é a melhor forma de prestar um bom atendimento ao paciente é assim. Já que o número de pessoas é muito grande, por isso necessitamos filtrar as ligações, saliento que recebemos muitos trotes também”.
O método adotado pelo SAMU de Teixeira de Freitas foi copiado da França, é diferente do método americano, que quando as pessoas ligam independente do caso é atendido imediatamente, segundo o médico, isso é porque eles têm um grande número de viaturas. Ao contrário de Teixeira que só tem duas ambulâncias para atender mais de 150 mil habitantes.
Segundo o representante do atendimento móvel, existe também um grande problema com a telefonia, o 192 não atende todas as operadoras, e que este caso não depende do SAMU, e sim de outros órgãos. O médico Jeferson garantiu que o órgão irá mudar todo o sistema de atendimento. “Como um dos chefes da equipe, eu pessoalmente farei um trabalho de fiscalização maior em relação ao trabalho dos atendentes, não podemos permitir que tragédia como esta venha se repetir, falhas como esta não é admissível, iremos apurar os fatos para que tudo seja esclarecido. Aproveito e deixo os meus pêsames a família, fiquei muito abalado com tudo isso”, finalizou emocionado o médico, Dr. Jeferson Ferri.
Por: Mirian Ferreira/Liberdadenews
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