Teixeira de Freitas: Após o motim que deixou 01 morto e 05 feridos no Pavilhão B (Pátio B) do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas, o diretor da unidade, Tenente Coronel Osiris Cardoso e o diretor Adjunto, Marcus Vinicius, começaram a apurar o caso, juntamente com a equipe de segurança da unidade. Após ouvir uma testemunha, que falou sobre o início e o final trágico da briga, identificou e apontou 07 internos que seriam os responsáveis pelas agressões.
Os internos foram ouvidos na unidade e encaminhados à sede da 8ª COORPIN, onde o caso foi registrado e apresentado à delegada plantonista, Rina Andrade. Nossa equipe acompanhou o caso desde o começo, que foi tratado de início como uma possível rebelião, mas, de acordo com a direção da unidade, na verdade foi uma briga de dois grupos rivais, que tenta ter o comando do pátio. Os internos foram qualificados e a delegada Rina Andrade começou a ouvir os suspeitos.
Durante as oitivas, 06 dos internos negavam qualquer participação nas agressões e no homicídio que vitimou Sandro Marcos de Campos, inclusive os internos diziam estar sendo apontados injustamente. Mas, quando a delegada chamou o penúltimo interno, já na madrugada desta sexta-feira, as causas e autoria do homicídio foram elucidadas. O autor confesso foi identificado como sendo João Mário Santos Oliveira, vulgo "PT" de 21 anos, natural do Prado/BA e que residia em Itanhém.
“PT” cumpre pena no Conjunto Penal de Teixeira de Freitas por homicídio, cujo crime aconteceu em dezembro de 2013, quando ele matou a golpes de facão, o vaqueiro Gilson da Silva Portugal, 46 anos de idade, fato ocorrido na Fazenda Paulista, localizada no Povoado de Santa Rita do Planalto, pertencente à Itanhém/BA. O bárbaro crime chocou os moradores do Povoado, pois, além de ser morto, a vítima teve os olhos, a língua e as orelhas arrancadas por João Mário "PT".
Em seu depoimento, "PT" disse à delegada que matou Sandro Marcos, pois, o mesmo estava criando "bolinhos" (grupos) dentro do Pavilhão, e que o intuito de Sandro era bagunçar a cadeia, e assim juntamente com seu irmão e outros comparsas tomar o controle do Pavilhão. “PT” disse que matou Sandro usando um “chucho”, e que desferiu um golpe certeiro no pescoço de Sandro, que foi socorrido ao Hospital Municipal, mas, não resistiu e morreu pouco tempo depois.
Sobre os outros feridos, “PT” disse que não deu para ver, mas como todos estavam no "bolo", sobraram. A delegada finalizou as oitivas e flagranteou João Mário por homicídio consumado e indiciou todos os 07 detentos por lesão corporal. Os acusados foram encaminhados ao CPTF, onde de acordo com a direção da unidade todos serão submetidos a procedimento administrativo disciplinar, e que poderá acarretar em transferências.
Por: Rafael Vedra/Liberdadenews
Matérias Relacionadas:
Vaqueiro é cruelmente assassinado no interior de Itanhém
Polícia prende homem que matou vaqueiro e arrancou língua, olho e orelha