Teixeira de Freitas: No fim da tarde da última terça-feira, 24 de novembro, o 1° Pelotão da CIPPA/Porto Seguro, em ação conjunta com vigilantes da VISEL, apreendeu um caminhão carregado de madeiras de eucaliptos furtadas. Na ação os militares e os vigilantes foram até à BA 696, próximo à Pau da Garrafa, comunidade pertencente à Caravelas, onde abordaram o veículo M.Benz/1113, de cor laranja, placa policial MPM 5237, licenciado em Serra/ES.
No caminhão estava cerca de 17m3 (dezessete metros cúbicos) de madeiras de eucaliptos, provenientes de uma área em litígio, que foi ocupada por supostos índios. Ao ser abordado, o caminhoneiro disse que havia sido contratado apenas para transportar o eucalipto, e apresentou uma nota fiscal da compra da madeira e o contrato do frete. Com isso, os militares chegaram até o homem que comprou a madeira, o qual garantiu que negociou a madeira na Aldeia Renascer, diretamente com o Cacique Luiz Antônio de Melo.
O motorista e o homem que comprou a madeira foram encaminhados à sede da 8ª COORPIN, onde o caso foi registrado e apresentado ao delegado titular, Kleber Gonçalves. O delegado ouviu os militares, os vigilantes, bem como o caminhoneiro e o comprador da madeira, e já nesta quarta-feira, 25 de novembro, o delegado verificou e comprovou que não havia possibilidade de autuação em flagrante, visto que o comprador e o caminhoneiro agiram de boa fé.
O delegado apreendeu a carga e restituiu de forma provisória para a Fíbria, sendo os metros cúbicos encaminhados ao pátio da empresa em Posto da Mata. Ainda de acordo com o delegado Kleber, todo o procedimento será encaminhado para a Delegacia de Caravelas, e o caso seguirá sob a responsabilidade do delegado Maderson Sousa, titular de Caravelas, que investigará o caso é deverá íntimar o Cacique Luiz para esclarecimentos.
Por: Rafael Vedra/Liberdadenews