Nova Viçosa: Neste domingo, 06 de dezembro, a CIPE/MA (CAEMA) realizou a maior apreensão de drogas de sua história. Toda a operação ocorreu em Posto da Mata, distrito de Nova Viçosa. Tudo começou em uma abordagem de rotina, onde a guarnição da CAEMA realizava uma blitz, e pararam um veículo Chevrolet/A 10 Spin, de cor preta, placa policial ENZ 025x, licenciado em Campinas/SP. O veículo era conduzido por Manoel dos Santos Filho, 38 anos de idade, e que reside na Rua Presidente Kennedy, no Centro de Itamaraju, e que durante a abordagem demonstrou bastante nervosismo, o que chamou a atenção dos militares. Então o telefone de Manoel tocou, e o comandante da guarnição atendeu, e do outro lado da linha um homem perguntou se a blitz continuava, então o militar disse que sim e marcou de se encontrar com o homem.
O local marcado foi o trevo de Posto da Mata. Os militares montaram campana e acompanharam à distância a movimentação no trevo, quando o homem da ligação chegou a bordo de um moto taxi. O homem foi abordado e identificado como sendo Kelliano Ribeiro Soares, 33 anos de idade, natural de Itabuna/BA e que reside na Rua Botafogo, no Bairro Novo Prado em Itamaraju. Em posse de Kelliano, os militares encontraram uma chave de veículo da marca Peugeot, fato que foi comunicado a outra guarnição que iniciou rondas a fim de localizar o veículo. E como sempre, em um trabalho minucioso, a guarnição logrou êxito e localizou o veículo Peugeot/307, de cor preta, placa policial MPI 9415, licenciado em Pedro Canário/ES.
Suspeitando das atitudes dos abordados, os militares averiguaram e localizaram um imóvel na Rua Irmãos Griffo, no Bairro Acácia. Ao se aproximarem da residência, os militares montaram cerco, momento em que um indivíduo saiu em disparada pulando diversos muros vizinhos, mas os militares da CAEMA saíram em perseguição e conseguiram deter o mesmo. Trata-se de Anselmo Garcez Dally, 33 anos de idade, natural de Vitória/ES e que reside no referido endereço. Durante buscas no imóvel, os militares chegaram até um cômodo, onde localizaram, acondicionados em sacolas plásticas e tonéis, 81 tabletes de "maconha", pesando aproximadamente 1kg cada, totalizando 80 kg; 29 tabletes de "cocaína", pesando aproximadamente 1kg cada, totalizando 28 kg; 01 balde com pó branco, pesando 5 kg.
Além da droga, foi apreendido 01 balança de precisão; diversos sacos plásticos usados para embalar drogas; 06 aparelhos celulares de diversas marcas; 01 CRLV de um veículo Fiat/Freemont, placa policial ODM 5092 e outros objetos, documentos, cartões, certa quantia em dinheiro e 01 cheque no valor de R$ 12.000 (doze mil reais). Todos receberam voz de prisão e foram conduzidos à sede da 8ª COORPIN, onde o caso foi registrado e apresentado ao delegado do plantão regional, Maderson Souza. O delegado ouviu os militares e logo após ouvirá os conduzidos. Possivelmente todos serão flagranteados com base nos artigos 33 (tráfico de drogas) e 35 (associação ao tráfico). Nossa equipe tentou conversar com o trio, mas, por orientação dos seus advogados, os acusados não quiseram gravar entrevista.
O fim de ano se aproxima e com ele os festejos tradicionais da região, que é bastante usado por traficantes, que tem no litoral sul baiano, seu principal mercado de investimento. Mas, em mais uma ação de combate ao crime organizado e principalmente ao tráfico de drogas, a CAEMA deu a resposta e como em seus 11 anos de história, mostrou à sociedade o resultado de inteligência, preparo e competência de seus policiais que realizaram a maior apreensão de drogas da região neste ano de 2015.
Por: Rafael Vedra/Liberdadenews