Teixeira de Freitas: Depois de atuarem em um espaço no SAC da cidade, primeiro com uma sala apenas, depois duas, mas mesmo assim não atendia as necessidades da população e dos profissionais, agora os defensores públicos passam a dispor de um espaço mais amplo, em um imóvel próprio localizado na Rua Águas Claras, 523 – Bela Vista. A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA foi inaugurada nesta quarta-feira (20), sendo a sétima do interior.
Investindo no ambiente de trabalho e na qualidade do serviço prestado a população, já foi inaugurada Unidade da Defensoria Pública em Lauro de Freitas, Amargosa, Barreiras, Eunápolis, Brumado, Irecê e agora Teixeira de Freitas. Conversamos com o defensor público geral, Clériston Cavalcante de Macêdo, que garante com o novo espaço não irão fazer apenas trabalho judicial, mas também extrajudicial, como solução de conflitos, através orientação jurídica, aproximação com a comunidade através de palestras e ações itinerantes. “Esse espaço físico ele é a representação de uma conquista não só da Defensoria, mas de toda população teixeirense. Temos consciência que a responsabilidade só aumenta. O compromisso da nossa gestão é de oferecer melhor infraestrutura para toda a equipe, mas também dar mais conforto às pessoas que buscam o atendimento da nossa instituição”, destaca.
De acordo Walter Fonseca, coordenador do interior, a sede era um anseio dos colegas que iniciaram os trabalhos na cidade em 1997, quase 20 anos de atuação da defensoria pública na cidade. “Como Teixeira é um polo regional, precisava entregar uma estrutura condizente ao crescimento da cidade, e como terá concurso público nesta região este ano, mais defensores públicos passarão atender. De 277 comarcas que existem na Bahia, só tem 29 comarcas que possuem defensores, por isso precisamos de aumento no Brasil.
Atualmente quatro defensores públicos respondem pelo atendimento na unidade: Luís Carlos Assis (Fazenda Pública e Registros Públicos), Matheus Rocha Almeida (Vara Criminal), Emerson Halsey Soares (Júri, Infância e Juventude), Izabel do Carmo de Jesus (Vara de Execuções Penais). O enfoque principal, segundo o coordenador executivo das Defensorias Regionais, Walter Fonseca Jr. é na demanda da área criminal, já que a região possui unidade prisional.
A população tem serviços todos gratuitos, e ainda, podem contar também com um aplicativo para obter informações sobre a unidade a partir do celular. Basta baixar o aplicativo “Defensoria Pública do estado da Bahia”, no Play Store ou do QR Code, e saiba como poderão ser ajudados. O APP está disponível no momento apenas para Android.
Já no final da solenidade, ouve uma manifestação dos mototaxistas na frente da sede, já que o prefeito João Bosco se encontrava no evento. Em meios gritos “Sai fora clandestinos”, buzinaços eles reivindicavam contra os loteiros. “Essa ação foi para chamar a atenção das autoridades, e claro no município que nós mototaxistas, pagamos alvarás, temos que andar uniformizados, tudo correto, e há muito tempo existe a atuação dos clandestinos e ninguém fiscaliza, ninguém faz nada, estamos sendo prejudicados em nosso trabalho. Por isso, fechamos hoje em frente a prefeitura, e como soubemos que o prefeito estava neste evento, viemos também, para pedirmos uma fiscalização imediata, severa, para acabar com os loteiros”, explica o mototaxista Nathan Azevedo. De acordo o secretário de Segurança com cidadania, ele irá se reunir às 16h desta quarta feira, com os representantes da associação, para chegar a uma solução. Nossa equipe continua acompanhado o caso.
Por: Mirian Ferreira/Liberdadenews