PRF: A Polícia Rodoviária Federal (PRF) há algum tempo disponibilizou um serviço na Internet para cadastro de carros roubados e furtados chamado Sinarf, porém este era pouco divulgado. No sistema, cujo nome "Alerta", a vítima registra as informações no site e, em seguida, um e-mail enviado para cerca de 400 pontos de blitz e também para 480 viaturas, utilizando comunicação o via satélite.
O Sistema Alerta tem por objetivo divulgar, imediatamente após o registro, informações de ocorrências de furto/roubo de veículos nas últimas 72 horas. A probabilidade de recuperação de um veículo é maior nas primeiras horas após a ocorrência do fato, assim, o Sistema Alerta supre uma importante necessidade como uma eficiente ferramenta no combate ao roubo e furto de veículos.
O registro além de ser feito pelo site www.prf.gov.br também pode ser feito por telefone. Basta ligar para o número da Polícia Rodoviária Federal, o 191.
O Inspetor Cláudio Santos, do posto da PRF em Eunápolis, enfatizou algumas atitudes que podem contribuir para redução de roubo de veículos: O cadastro de seu veículo roubado é totalmente gratuito, portanto não acredite e nem pague taxas a pessoas e/ou empresas que prometem localizá-lo de forma milagrosa;Compre peças somente em estabelecimentos legalizados, que forneçam nota fiscal e onde o preço seja compatível com o produto;Nunca compre um veículo sem antes certificar-se de sua procedência, e faça isso somente por meio de uma empresa especializada ou no Detran de sua região;Informe as autoridades todas as vezes que fatos ilegais chegarem ao seu conhecimento.
O registro de Alerta não dispensa a ocorrência na Polícia Civil, mesmo sabendo que após o registro na delegacia, só entra no sistema depois de 1 mês ou mais, com esse site da PRF, ajuda a agilizar a recuperação do veículo através da placa que entra no ar imediatamente.
Por: Mirian Ferreira/Liberdadenews