Teixeira de Freitas: Nossa equipe esteve no Centro de Distribuição Domiciliados Correios (CDD), na manhã desta sexta feira (13), onde presenciamos a chegada de uma grande quantidade de correspondências, quando argumentamos do que se tratava, fomos surpreendidos com a resposta. Se trata de 3 mil multas de trânsito que serão entregues aos motoristas a partir da próxima segunda feira (16). Os notificados terão até dia 13 de junho para recorrer.
Ainda, fomos informados que semanalmente chega numa média de 2 a 3 mil notificações dessas. Se calcularmos por baixo, que cada multa custasse R$ 70,00, e se os motoristas pagassem, daria um alto valor arrecadado. Com o aumento do número de multas para serem entregues, está havendo um acumulo de trabalho para os carteiros. “Temos uma grande quantidade dessas correspondências para entregar diariamente, nosso efetivo não aumentou, com isso, atrasa outras correspondências normal, já que as notificações de trânsito tem que ser assinada na hora da entrega, só nos deu mais trabalho”. Fala um profissional.
Diante das informações, nossa equipe foi ao encontro do secretário de Segurança com Cidadania, Bartolomeu Calheiros, que disse que esses números não são verdade. “Pode está havendo um equivoco ou mentira, não saberia afirmar, pelos levantamentos que nossa equipe já fez, desde quando começamos a multar, em maio de 2015 até março de 2016, tivemos num total aproximado de 39 mil multas, se dividirmos por semana, dará uma média 800 multas semanais, e por dia dará um pouco mais de 100 multas. Essas 3 mil, é devido o acumulo do mês, nos mandamos os malotes para os correios mensalmente, que dar essa média que é justamente o que você viu”. Explica o secretário.
Mesmo assim, argumentamos que seria um número alto. “Eu acho é muito baixo para os números de infrações que vejo a população cometendo. Saliento ainda, que esse dinheiro não é arrecadado imediatamente, e sim quando o cidadão vai pagar o licenciamento do veículo, ou quando o carro é apreendido. Só quem paga a multa no vencimento é uma porcentagem mínima entre 15 e 20% dos infratores, poucos recorrem, sabem que estão errados”. Fala.
De acordo o secretário, o pouco dinheiro que ainda arrecadam com as multas, uma parte é em prol da secretaria com cidadania e outra parte para a administração pública, e quem administra é o comitê gestor. “Recentemente com o recurso, nós compramos a farda para a guarda municipal, compramos dois carros novos, duas motos. A verba de transito, não é especifica só para o transito não, até gostaria que fosse, mas a lei não assegura isso. Existe um acordo municipal, que pelo ao menos 50% seja investido no trânsito, lembrando que o recolhimento do ano, não é significativo”. Explica o secretário.
O Sistema de Trânsito Brasileiro dar duas oportunidades para o motorista recorrer da multa, sendo: a defesa prévia e o recurso.
Por: Mirian Ferreira/Liberdadenews