Teixeira de Freitas: A Banca especial atende as pessoas com deficiência físicas da cidade e região com primeira habilitação e renovação. A 24ªCiretran recebeu pela terceira vez neste sábado (18), e domingo (19) a banca especial para avaliação de consultores veicular. Mais de 100 pessoas fizeram avaliação. Sendo que, 89 participaram da triagem, e 52 foram para o exame prático.
Essa banca possibilita deficientes físicos tirarem a primeira habilitação e aqueles que já tem realizar a renovação. A banca foi composta por6 profissionais, dentre eles médicos e peritos especializados com apoio do examinador local, Luiz Rodrigues. O carro para avaliação tem o volante com adaptação universal, todo o comando na mão, inclusive acelerador e freio, com uma só mão controlam tudo.
Segundo a coordenadora da 24ª CIRETRAN, Tatiane Ruas, esta é uma maneira que o DETRAN encontrou para facilitar a vida de portadores de deficiências físicas que queiram tirar a habilitação ou mesmo trocar, já que o serviço é oferecido só na capital, por isso, o órgão se desloca da capital para o interior com os profissionais que fazem a avaliação do candidato sem nenhum custo adicional.
“A banca só tem em salvador, essa foi mais uma oportunidade para aqueles que não podem se deslocar até a capital. O que percebemos foi à alegria e satisfação dos candidatos, já que essa oportunidade não foi só a conquista de se ter uma CNH, e sim, a conquista da independência". Fala coordenadora da Ciretran Tatiane Ruas.
Quem chamou à atenção de todos, foi Lourisvaldo Carvalho Silva, mesmo com sua deficiência física, tem uma vida normal, até pinta casa, sobe escadas. “Poder tirar minha habilitação, sem sombra de dúvidas é a minha independência, agora sim, sou capaz de tudo”. Orgulhoso fala o candidato.
Por: Mirian Ferreira/Liberdadenews