Teixeira de Freitas: Nesta segunda-feira, 20 de junho, às 10 horas, houve uma solenidade no 13º Batalhão da Polícia Militar de Teixeira de Freitas, para a entrega de chaves, com o tenente-coronel Serpa, representando o comando geral, e também representando o comando regional da Polícia Militar, da nova frota de viatura para os policiais de 05 cidades do extremo sul baiano.
Foram entregues: cinco viaturas para a 87ª Companhia Independente da Polícia Militar de Teixeira de Freitas; uma viatura para a 44ª CIPM na cidade de Lajedão; duas viaturas para a 44ª CIPM na cidade de Medeiros Neto; uma viatura para a 89ª CIPM na cidade de Mucuri; e, uma viatura para a 88ª CIPM na cidade de Prado. O evento teve a presença dos comandantes da região (Teixeira de Freitas, Alcobaça, Mucuri e Medeiros Neto), e dos seus representantes da administração pública, prefeitos e secretários, que vieram prestigiar a aquisição da PM.
O prefeito de Lajedão, Humberto Carvalho Cortes, popularmente conhecido como Betão, esteve presente na cerimônia, e agradeceu o empenho da Polícia Militar em melhorar a segurança na cidade, especialmente na pessoa do Major Calmon, comandante da 44ª CIPM, que desenvolve esse trabalho em Lajedão, Medeiros Neto, Ibirapuã e Vereda. Ele disse que, até então, havia somente uma viatura fazendo o trabalho em Lajedão, agora com duas viaturas, o trabalho desenvolvido na cidade e na zona rural será muito melhor, apesar de que, em Lajedão, a sensação de segurança é alta. “Os índices de criminalidade são baixos, mas, prevenção nunca é demais”, disse o prefeito.
Betão acredita que, não somente Lajedão, mas todo o extremo sul tende a ganhar com essas novas viaturas e maior patrulhamento nas cidades. O Major Magalhães Dantas, da 87ª CIPM de Teixeira de Freitas, disse que as cinco novas viaturas que vieram renovar a frota da Polícia Militar na cidade vão melhorar o patrulhamento, e implicar numa maior ostensividade do trabalho. Sendo que, os carros que haviam estavam há três anos sem trocar.
O Major disse ainda que é natural que a população fique na expectativa que isso melhore a performance dos policiais no serviço da segurança pública. Para Teixeira, chegaram duas caminhonetes Toyota e três modelos Spin, que é especialmente adaptado para a PM, disse Magalhães. Ele ainda frisou que haverá as substituições das viaturas que já não tinham como rodar e nos próximos meses está previsto receber um acréscimo de viaturas.
Sobre as aparelhagens das viaturas, essas ainda não estão equipadas com radares, nem câmeras, mas em Salvador, capital do Estado, já há uma frota com câmeras internas e externas, porém, isso implica numa aparelhagem de monitoramento que ainda não é possível em cidades do interior. O Major acredita que, no futuro, a cidade fará uso dessa tecnologia.
Por: Petrina Nunes/Liberdadenews