Teixeira de Freitas: Na manhã desta quinta feira (18), alunos a partir de 3 anos e professores da Escola Municipal Leão de Judá e equipe da Sinatran foram para as ruas da Lapa e Abílio Alves Fernandes no bairro Vila Vargas, para chamar a atenção de motoristas e motociclistas para a faixa de pedestre recém pintada, ainda distribuíram panfletos educativos. Essa ação foi devido à necessidade de alertar os condutores para um trecho com escola e um fluxo grande de pessoas.
A Diretora Melissa Cajá, explicou que essas ruas são extremamente perigosas, já que os condutores não respeitam os pedestres. “Antes a Rua da Lapa onde está localizada nossa escola, era mão e contra mão, junto com a Sinatran e Município fizeram a sinalização e transformaram em mão única. Mas mesmo assim, os motoristas e motociclistas não respeitam a vez do pedestres”. Explicou. Então Zé Dias da Sinatran com a escola, fizeram uma parceria, pintaram a faixa de pedestre e realizaram uma manhã de conscientização. Quem parava antes da faixa de forma correta era aplaudido e ganhava pirulitos e panfletos.
Segundo Zé Dias, foi necessário fazer uma faixa diferente, devido o alto risco naquela localidade, com uma metragem de 40cm por 3m com tarja vermelha e faixas brancas alternadas. Respeitando a lei 9503 do artigo 74 ao 79 e também na constituição federal artigo 23 inciso 11, onde falam da educação no trânsito contínua e integrada a todos os órgãos que fazem parte do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), por isso realizaram este momento de conscientização, já que entende o seu papel.
Zé Dias ainda faz um alerta para os condutores. “Os condutores que ameaçarem o pedestre na faixa, cometem infração gravíssima, de acordo a lei 953 artigo 170, onde caracteriza crime e poderá perder seu direito de dirigir e ainda o recolhimento de sua carteira de habilitação, e também sofrerá medidas administrativas, incluindo recolhimento do veículo. Aproveito para agradecer a presença da equipe do Liberdade News e da Rádio Sucesso que sempre que solicitamos estão à disposição”. Disse Zé Dias do Sinatran.
Por: Mirian Ferreira/Liberdadenews