Mucuri: Nossa redação recebeu na tarde desta quinta-feira (01), uma denúncia, onde beneficiários do Programa Bolsa Família estavam sem atendimento, com isso, dificultando a vida de quem precisa. O Bolsa Familia é um programa federal de transferência direta de renda, que beneficia milhares de famílias brasileiras, que se encontram em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o país e tem por principal objetivo combater a fome e a miséria e promover o acesso das famílias aos direitos básicos como saúde, educação e assistência social.

Conforme a Portaria GM/MDS nº 246/05, cabe ao município proceder à inscrição das famílias em situação de pobreza e extrema pobreza; realizar a gestão dos benefícios do PBF e Programas Remanescentes; promover a apuração e/ou o encaminhamento às instâncias cabíveis de denúncias; promover, em articulação com os Governos Federal e Estadual, o acesso dos beneficiários do PBF aos serviços de educação e saúde; acompanhar o cumprimento das condicionalidades; proceder ao acompanhamento das famílias beneficiárias, em especial, atuando nos casos de maior vulnerabilidade social; estabelecer parcerias com órgãos e instituições municipais, estaduais e federais, governamentais e não-governamentais, para a oferta de programas complementares aos beneficiários do Programa Bolsa Família.

Porém, de acordo com a denúncia, esse papel não está sendo cumprido pela gestão municipal do Programa Bolsa Família no município de Mucuri. Segundo alguns beneficiários, há mais de três meses que eles estão sem atendimento com relação a pagamento de benefício e até a data de hoje, não se sabe quando irá retornar os atendimentos.

“A situação pode ficar ainda pior, visto que a não manutenção por parte da gestão municipal dos benefícios bloqueados há mais de três meses, pode acarretar no cancelamento dos benefícios. Houve recentemente a troca da coordenação do setor, pelo fato do não pagamento adequado ao antigo coordenador, que acabou entregando o cargo no início de junho. A pessoa que assumiu, até hoje não conseguiu a senha dos sistemas para manutenção de benefícios, prejudicando os que têm como principal fonte de renda o Bolsa Família”, explicou um dos denunciantes.

Alegam ainda, que a equipe do Bolsa Família diz que a Caixa Econômica (responsável pelo cadastramento das senhas) ainda não disponibilizou as senhas para a nova gestão, porém, a Caixa nega essas informações justificando que os documentos necessários para o cadastramento da senha não foram feitos da forma correta.

Segundo o Relatório de Informações Sociais, disponibilizado pela Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (SAGI), através do Sistema de Consulta e Extração de Informações do Cadastro Único (CECAD), o total de famílias beneficiárias do PBF no mês de agosto foi de 3.375 famílias, porém, boa parte não conseguiu realizar o saque devido a bloqueios e cancelamentos e não tiveram retorno por parte da gestão do motivo, o que ocasionou o bloqueio / cancelamento ou suspensão.

Mas, os problemas não param por aí, ainda segundo relatos, a equipe de entrevistadores só está atendendo na sede, e tem apenas um entrevistador em Itabatã (maior distrito do município), pois, não estão recebendo o que é de direito para atender aos povoados e distritos e quem sofre são os moradores que têm que se deslocar até a sede para serem atendidos, sendo que muitos deles estão distantes a quase 100 quilômetros da sede.

Nossa equipe entrou em contato com Renata Mendes, secretária de Assistência Social de Mucuri, e de acordo com ela, a situação já está sendo resolvida. “Já resolvemos a situação. O transtorno foi porque houve a mudança de secretário, então, foi necessário a mudança também do gestor do Bolsa Família e, após 03 tentativas junto à Caixa Econômica, eles liberaram a senha nesta quarta-feira (31). Com isso, estamos atualizando os cadastros e desbloqueando os benefícios, ou seja, o problema está sendo resolvido”, explicou a secretária.

Por: Mirian Ferreira/Liberdadenews

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