Teixeira de Freitas: Nossa equipe de reportagem, que noticiou o assassinato do eletrotécnico Valdeberg Bispo de Santana, 39 anos de idade, natural de Ribeira do Pombal/BA, acompanhou o levantamento cadavérico e a remoção do corpo da vítima, e devido ao cenário "atípico", onde a namorada e moradora da casa onde o crime aconteceu demostrava muita tranquilidade, assim como o seu filho, a polícia levantou suspeitas. A namorada e o filho relataram que estavam deitados vendo televisão, quando uma pessoa havia chamado a vítima, e assim que abriu a porta foi golpeado pelo suposto autor que fugiu.
Após o crime, militares do 2° Pelotão estiveram no local, onde preservaram a área e acionaram a Polícia Civil. O delegado William Telles e o investigador Emílio Roque realizaram o levantamento cadavérico e os peritos Manuel Garrido e Everton dos Anjos foram responsáveis pelos trabalhos periciais. O delegado colheu informações acerca do crime, e as evidências tanto da perícia, quanto do próprio delegado descaracterizavam a versão passada inicialmente, principalmente por uma possível omissão e retardamento do socorro. Então, o delegado conduziu a namorada da vítima e o seu filho até à delegacia de Polícia Civil onde foram ouvidos.
Inicialmente, tanto mãe quanto filho demostram bastante nervosismo, tendo os dois inclusive mentido para o delegado. Mas, com experiência e conhecimento o delegado William e o investigador Roque questionaram alguns pontos do caso, e após um longo interrogatório que durou parte da noite e quase toda a madrugada o crime foi elucidado, onde o autor que é filho da namorada de Valdeberg, identificado como Vitor Souza dos Santos, 18 anos de idade, que reside na Rua da Paz, confessou o crime. Em entrevista à nossa reportagem Vitor detalhou a motivação e como aconteceu o crime.
"Eu e ele discutimos no domingo, aí eu saí de casa e fui dormir na casa da minha namorada. Ai hoje ele discutiu com minha mãe, e pegou ela pelo braço e a machucou. Então, eu e ele voltamos a discutir, eu peguei uma faca e dei duas facadas nele". Após atingir Valdeberg, o autor relatou que a sua mãe pediu socorro, e ele saiu na rua e gritou para vizinhos chamarem o SAMU, mas quando chegaram, a vítima já havia morrido. O delegado ouviu a mãe de Vitor na presença do advogado de defesa, e a mesma confirmou a versão e falou onde estaria a faca usada no crime. O delegado voltou a residência e encontrou a faca no local onde a mãe relatou.
Logo depois Vitor foi ouvido também na presença do advogado, e detalhou em depoimento o passo a passo do crime. Foi apresentada a faca apreendida, e Vitor reconheceu como a arma usada no crime. Vitor foi flagranteado por homicídio qualificado (artigo 121) e foi encaminhado à carceragem da 8ª COORPIN e será transferido ao CPTF. Em entrevista, o delegado William detalhou as investigações sobre o crime e falou e que a orientação da nova coordenação da 8ª COORPIN, que hoje é coordenada pelo delegado Kleber Gonçalves, é essa, investigar e prender autores de crimes e dar a resposta rápida à sociedade.
Por: Rafael Vedra/Liberdadenews