Teixeira de Freitas: O Governo do Estado da Bahia pagará 3,9 milhões para 5.554 policiais baianos, segundo Prêmio por Desempenho Policial (PDP) de 2016 – benefício utilizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Segurança Pública, como reconhecimento ao empenho dos policiais que conseguiram reduzir índices criminais nas suas áreas de atuação. O pagamento do Prêmio sairá na folha especial de outubro.
A lista com as unidades premiadas foi publicada no Diário Oficial do Estado, edição deste sábado, 08 de outubro. Receberão gratificações os servidores que conseguiram alcançar, no primeiro semestre de 2016, comparado com o mesmo período do ano passado, a meta de redução de 6% dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) - homicídio, latrocínio e lesão corporal dolosa seguida de morte. As unidades que atingiram decréscimos em números absolutos e a submeta (3 a 5,9%) também serão contempladas.
No total serão premiados 4.602 servidores da PM, 936 da PC e 16 do Departamento de Polícia Técnica. As cinco Áreas Integradas de Segurança Pública (AISPS), que obtiveram índices acima da meta estabelecida de 6% foram as da Barra (50%), Barris (27,2%), Pau da Lima (12,5%), Guanambi (11,5%) e Vera Cruz (11,5%). Em números absolutos, as AISPS com melhor resultado são as de Brotas (14 casos a menos), Itapuã (-10), Paulo Afonso (-7), Liberdade (-7) e Itapetinga (-2).
Alcançaram a submeta as AISPS de Barreiras (5,2%), Teixeira de Freitas (4,8%), Camaçari (4,8%) e Rio Real (3,1%). “Essa é mais uma demonstração do Governo do Estado em valorizar o serviço prestado pelos policiais baianos, por meio de uma ferramenta motivacional empregada em empresas privadas. Em 2016, com a sensibilidade do governador Rui Costa, avançamos para o pagamento do PDP referente aos primeiros seis meses do ano”, comemorou o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa.
Em Teixeira de Freitas, segundo a SSP, houve uma redução de 07 homicídios em relação ao mesmo período do ano passado. Ou seja, no primeiro semestre de 2015, foram registradas 143 mortes violentas em Teixeira de Freitas. No primeiro semestre de 2016 foram registradas 136, representando uma redução de 4,8% de mortes. Segundo o Major Magalhães, comandante da 87ª CIPM, uma série de fatores contribuíram para essa redução. O trabalho entre todas as forças de segurança, estadual, federal e municipal foram de suma importância.
“O trabalho da 87ª CIPM, CAEMA, Polícia Civil, PRF e também da Guarda Municipal, da Coordenação de Trânsito, melhorou o combate ao crime. Com a municipalização do trânsito, nossas viaturas tiveram mais tempo para fazer o trabalho de polícia ostensiva (ronda nos bairros), a mudança de viaturas, entre outros fatores. Atingimos a submeta, mas, o empenho continua para baixar ainda mais esse índice. Há muitos desafios e os cenários são difíceis, mas, esperamos que até o fim do ano, consigamos reduzir a meta do segundo bimestre”, disse o Major.
‘Estamos incentivados a continuar com esse trabalho. Pedimos sempre o apoio da sociedade, e agradecemos a participação, o apoio de todos, da imprensa, que tem sempre divulgado nossas ações. Esperamos que com a implantação do videomonitoramento possamos combater ainda mais o crime, pois trata-se de uma ferramenta importantíssima. Contamos sempre com o apoio do Governo do Estado e da sociedade em geral”, finalizou o comandante da 87ª CIPM.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadews