Teixeira de Freitas: Com o apoio da Polícia Militar, a 24ª Ciretran realizou uma blitz educativa na avenida Marechal Castelo Branco, na rotatória da UMMI nesta segunda feira (07), a partir das 15h. A coordenadora Tatiane Ruas e sua equipe orientaram os condutores de motos "cinquentinhas". Eles foram informados sobre a exigência da habilitação para conduzir motocicletas de 50 cilindradas e o emplacamento do veículo que passou a valer no dia primeiro de novembro.
De acordo a coordenadora da 24ª Ciretran, quem descumprir as determinações estará cometendo infração gravíssima, com sete pontos na carteira e multa de R$ 574,00 além de ter o veículo apreendido. “Os condutores podem tirar habilitação na categoria A (motos) ou solicitar a Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC), documento que permite conduzir motos de até 50 cilindradas", explicou Tatiane Ruas.
Na cidade, cresceu o número de pessoas pilotando esse tipo de moto porque não havia a exigência da habilitação, como foi o caso do senhor Carlinhos Pereira do Santos. "Eu não tenho habilitação e comprei a cinquentinha por causa da facilidade de não precisar de carteira e pela economia. Já tive que emplacar a moto e acabei de sair do Detran para agilizar minha habilitação, e pelo valor é vantagem tirar logo a categoria ‘a’. Estou em um dilema, tiro a habilitação ou vendo a moto", disse.
Tatiane Ruas, em entrevista a nossa reportagem disse que fizeram questão de primeiro realizar a blitz educativa, porque a partir dessa semana as demais blitz serão repressivas. “Em 1h de blitz abordamos com o apoio da PM 32 condutores com cinquentinha, todas irregulares, somente 02 emplacadas e 04 condutores habilitados.
Lembrando que é necessário que as pessoas façam contas, a própria estatística comprova a inviabilidade de tirar a ACC, e ainda essa autorização limita as pessoas só pilotar esse tipo de veículo, e da categoria A, é para veículos de todas as cilindradas. Teremos que a partir de agora fazer valer a lei”. Destaca.
Por: Mirian Ferreira/Liberdadenews