Teixeira de Freitas: Os agentes penitenciários do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas (CPTF), atendendo à uma convocação nacional, realizam nesta quarta-feira, 15 de março, uma paralisação em suas atividades por 24 horas. A manifestação, que acontece em todo o Brasil, é organizada pela Fenaspen, em prol da PEC 308, que tem como objetivo criar a Polícia Penal, no âmbito da união, dos estados e do Distrito Federal.
A PEC (Proposta de Emenda Constitucional) tramita há mais de 10 anos na Câmara dos Deputados e mesmo assim ainda não se tem uma posição ou previsão de provocação. A melhoria dos serviços e a diminuição da sensação de insegurança nas unidades, são alguns dos argumentos da Fenaspen. A emenda que cria a Polícia Penal já está pronta, aguardando apenas ser votada pela Câmara de Deputados. Na Bahia, todos os servidores penitenciários atenderam a convocação e aderiram ao movimento nacional.
Nossa equipe entrou em contato com a direção do CPTF, mas, como o diretor, o Tenente Coronel Osires Cardoso, estava em reunião, falamos com o diretor adjunto, Marcos Vinícius, que confirmou que os agentes da unidade aderiram a paralisação, e disse que alguns serviços estão suspensos, mas, o trabalho administrativo da unidade continua, bem como toda a parte delicada de segurança. Marcos ainda disse que na próxima quinta-feira, os agentes irão retornar às suas funções normais.
A paralisação ganha destaque em todo país devido aos últimos acontecimentos em algumas unidades, onde ocorreram motim, rebelião e execuções. Com isso a Câmara de Deputados deve agir rápido e encaminhar a votação da matéria, para evitar novas paralisações e até mesmo greves, onde os resultados poderiam ser péssimos para toda a sociedade e claro, para o Brasil.
Por: Rafael Vedra/Liberdadenews