A Operação Morfeu fiscalizou diversas farmácias ao longo das rodovias, culminando com a prisão de dez pessoas por vender medicamentos falsos e/ou de comercialização proibida, totalizando 228.912 unidades de medicamentos e um frasco de lança-perfume apreendidos; além da interdição e autuação de várias farmácias irregulares.
O combate ao tráfico, comercialização e consumo de anfetaminas passou a ser alvo da PRF, após perceber sua relação direta com acidentes graves, especialmente com vítimas fatais e/ou lesões graves e incapacitantes.
Segundo os agentes da ANVISA, o valor estimado supera a cifra de R$ 1.125.000,00 (um milhão, cento e vinte e cinco mil reais) apenas com a apreensão de Desobesi-m (anfetamina usada como “arrebite”) que nesta operação ultrapassou os 225.000,00 medicamentos.
Os “arrebites”, como são mais conhecidos, são usados por muitos motoristas irresponsáveis para prolongar a quantidade de horas ao volante sem sentir sono e precisar parar para descansar. Contudo, essa sensação é falsa, pois o condutor sob efeito desses medicamentos perde a noção do perigo, sofre alucinações ao volante e em geral dirigem com imprudências extremas, provocando acidentes que destroem muitas vezes famílias inteiras, tamanha é a violência desses acidentes.
Os levantamentos de acidentes envolvendo veículos de carga no período noturno em 2010 apontaram 1605 acidentes, com 372 feridos e 84 mortos. Este ano, o número de acidentes já soma 1177, com 226 feridos e 37 mortos.
Por: Liberdadenews/Ascom