A vítima do assalto foi o taxista Antonio Vieira de Souza, de 55 anos de idade, que trabalhava tranqüilamente no ponto de táxi localizado no Terminal Rodoviário de Itamaraju, quando os dois indivíduos se aproximaram e solicitaram uma corrida supostamente para a casa da tia de um deles, que moraria na região da cachoeira do Rio do Ouro, onde fica o setor de captação de água da Embasa. O frete foi apenas uma farsa dos criminosos, já que antes mesmo de se aproximar da ponte sobre o rio, o taxista foi ordenado a parar e fazendo uso de uma arma, os assaltantes exigiram que o mesmo saísse do veículo e corresse em direção a um matagal.
O assalto foi comunicado à Polícia Militar por volta das 12h30 e logo na seqüência duas guarnições foram deslocadas para tentar efetuar a prisão dos ladrões, bem como, recuperar o carro do taxista. Um pouco mais tarde, os policiais militares alcançaram os ladrões nas imediações da Fazenda Café Norte, que após avistarem uma das viaturas da PM, fugiram por dentro do mato e abandonaram o carro, um Escort modelo europeu, ano 96, de cor prata, placa de aluguel JLL-5250.
Já no início da noite um outro taxista itamarajuense fazia uma corrida para Teixeira de Freitas, quando avistou dois homens com as mesmas características passadas pela vítima do assalto e conseguiu ligar para a 43ª Companhia Independente da Polícia Militar de Itamaraju, que na seqüência solicitou o apoio de um táxi e dois policiais foram até o local indicado, próximo à Fazenda Colatina, onde existe um acampamento de reforma agrária. Assim que se aproximaram do lugar informado, os policiais notaram os dois ladrões às margens da rodovia BR-101 e ainda pedindo carona. O uso do táxi, segundo a polícia, foi uma estratégia, já que a viatura seria logo notada pelos bandidos, que poderiam fugir novamente por dentro do mato.
Os dois assaltantes assumiram que moram em Teixeira de Freitas há quase um ano e que vieram para Itamaraju sem pretensão de cometer o roubo. Diorlano de Jesus Santos, de 18 anos, disse ser natural de Itamaraju, onde residiria boa parte da sua família. Já Robson de Jesus, de 21 anos, relatou à reportagem do Liberdade News que nasceu em Itanhém e que sua mãe, que seria separada do pai, estaria residindo atualmente em Arataca, região sul da Bahia. Os dois relataram que não possuem antecedentes criminais, o que está sendo investigado pela Polícia Civil de Itamaraju.
Perguntados sobre os motivos do assalto, os dois ladrões contaram que queriam “fazer” dinheiro, possivelmente vendendo o carro para desmanche. Em relação à arma usada no assalto, Diorlano assegurou que a mesma era de brinquedo e que ele teria a dispensado juntamente com uma mochila, quando fugia dos policiais militares. A polícia desconfia dessa informação e o policial civil Emerson Barreto, de plantão na noite deste domingo (20) na Delegacia da Polícia Civil de Itamaraju, relatou que logo no amanhecer desta segunda-feira (21), será feita uma varredura no local onde a dupla teria deixado a mochila com o objetivo de encontrá-la. Os dois roubaram R$ 80 do taxista Antonio Vieira de Senna, mas os policiais militares conseguiram recuperar R$ 60. O aparelho de dvd do táxi também foi retirado e pelas informações dos ladrões, deve ter sido abandonado junto com a mochila.
Um fato inusitado chamou a atenção da polícia, já que os ladrões fizeram uso do telefone celular roubado do taxista e mesmo dentro do mato na fuga da polícia, os dois ainda encontraram tempo para pousar em várias fotografias, sendo que em algumas delas os bandidos pousam em dupla ou separadamente. Também existem imagens com eles exibindo o dinheiro e outros pertences roubados do taxista itamarajuense. Os dois permanecem presos na Delegacia da Polícia Civil de Itamaraju à disposição da Justiça.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews