Os adolescentes desapareceram na manhã da última sexta-feira, dia 18 de novembro, quando dois homens de nomes Vanderlei Lopes da Silva e outro de prenome Nilson, conhecido por ‘Zói de folha’, ambos moradores de Monte Pascoal, chamaram os jovens para trabalharem arrancando mandioca na Fazenda Palmares. Segundo os pais dos garotos, o contratante seria Vanderlei.
De acordo com os pais, os garotos saíram para trabalhar na sexta-feira, por volta das 4h da manhã na companhia de Nilson e Vanderlei, sem que eles soubessem. No dia seguinte, sábado, às 20h um dos elementos, Nilson, voltou até a residência do senhor Divaldo Pereira Francisco, pai de Edson da Silva Francisco, de 18 anos, para avisar que na verdade os adolescentes não estavam arrancando mandioca na Fazenda Palmares e sim trabalhando no corte ilegal de madeira em uma área de preservação da fazenda. Nilson disse ainda que foram surpreendidos com a chegada de supostos policiais vestidos com fardamentos do exército e atirando contra eles.
Segundo o relato do senhor Divaldo, pai de um dos adolescentes, Nilson disse para ele, que o mesmo em companhia de Vanderlei teria fugido do local em uma motocicleta, deixando para trás os três adolescentes. As famílias dos jovens foram ao local por duas vezes após o ocorrido e constataram a existência de marcas de tiros em árvores, encontraram restos de alimentos espalhados pelo chão e um blusão de motoqueiro, pertencente a Nilson, que foi incinerado, o que para os familiares pode ter sido para ocultar as provas do que ocorreu com os três jovens. Os familiares disseram ainda que os rapazes são trabalhadores e nunca tiveram envolvimento com drogas e não registram passagem pela polícia.
Os familiares estão muito abalados com o desaparecimento dos jovens. A mãe de um dos garotos está sem comer desde o desaparecimento do filho, e disse que só volta a se alimentar novamente depois que o filho for encontrado.
Por: J. Alencar