Teixeira de Freitas: A Polícia Civil concluiu o inquérito policial de um homicídio tentado, ocorrido em 09/03/16, na Rua Evaristo da Veiga, esquina com a Travessa Adonias Filho, na Ladeira do Bairro Colina Verde. O atentado vitimou Jairo Santos Souza. Segundo as primeiras investigações, comandadas pelo então delegado titular, Kleber Gonçalves, tratava-se de um crime de acertos de contas ligado ao tráfico de drogas.
Ainda segundo informações colhidas pela Polícia Civil na época, o Jairo teria sido atingido por engano por 03 disparos de arma de fogo, efetuados por dois indivíduos até então não identificados, os quais utilizaram uma motocicleta para cometer o crime. Porém, o alvo da ação era o ex-detento, Fábio Pereira de Souza, vulgo "Fábio Cagão", que somente não foi atingido por circunstâncias alheias à vontade dos autores.
O caso foi repassado para a Equipe do NHT, aos cuidados dos delegados Manoel Andreetta e Bruno Ferrari, sendo apurado que Fábio vinha sendo perseguido por uma motocicleta conduzida pela pessoa identificada por Alex Silva dos Santos, ex-detento do CPTF, conhecido do Fábio, por terem cumprido pena juntos, tendo como carona um indivíduo não identificado, conhecido por “Galego”.
No momento em que Fábio descia a Ladeira do Bairro Colina Verde, a motocicleta se aproximou, quando então, após se cumprimentarem, “Gego” sacou uma arma de fogo e começou a disparar contra Fábio, oportunidade em que, para salvar sua vida, Fábio utilizou o corpo da vítima Jairo, que passava pelo local aleatoriamente, como “escudo”, sendo o Jairo atingida por 03 disparos de arma de fogo que, na verdade, eram endereçados ao Fábio.
Após a prática do crime, os executores saíram em perseguição de Fábio, que saiu correndo do local, conseguindo escapar de seus executores sem sofrer qualquer lesão. Já o Jairo, que foi atingido por engano, acabou sendo socorrido por amigos junto ao HMTF, local onde foi submetido a procedimentos cirúrgicos e permaneceu internado durante semanas, em estado grave, até se recuperar das lesões sofridas, simplesmente por estar passando pelo local no momento do crime.
Durante as investigações promovida pela Equipe do NHT, apurou-se que a motivação do crime estava ligada ao envolvimento dos executores Alex e “Galego”, assim como da vítima Fábio, com o tráfico de drogas, sendo os executores como “Soldados do Tráfico" e a vítima Fábio como consumidor viciado em drogas, que estava praticando uma série de crimes contra o patrimônio no território onde o grupo de traficantes atuava, ou seja, nos Bairros Teixeirinha e Colina Verde.
Ainda segundo as investigações, os crimes reiterados praticados por Fábio estavam chamando a atenção indesejada da polícia e afastando os consumidores de drogas, ou seja, os “clientes” do grupo de traficantes, gerando prejuízos. De se ressaltar que, tanto o executor Alex quanto a vítima Fábio são ex-detentos do CPTF e possuem extensa ficha criminal pela prática de crimes variados neste Município.
A Polícia representou pela Prisão Preventiva do executor Alex, após o reconhecimento realizado pela vítima Fábio, sendo certo que o mesmo vem conseguindo se esquivar da Justiça e da aplicação da Lei. As investigações prosseguem com relação ao executor referido como “Galego” e o procedimento foi devidamente finalizado, saneado e relatado pelo delegado Andreetta, responsável pelo NHT.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews