A medida cumpre uma determinação do Comandante Geral da PM, coronel Alfredo Castro e do Secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa. Na tarde desta quara-feira (30), o subcomandante da Polícia Militar, coronel Carlos Eleutério, o delegado geral da Polícia Civil, Hélio Jorge Paixão e o secretário da SSP chegaram em Porto Seguro para acompanhar as ações policiais. Além deles, também já está a caminho do município o comandante da PM, que estava no Rio de Janeiro.
O reforço do policiamento visa, segundo a SSP/Ba., restaurar a ordem e a tranqüilidade na cidade. Na manhã desta quarta-feira (30), Porto Seguro sofreu com atos de vandalismo e tumulto, com ônibus incendiados e depredados. A suspeita é que a confusão tenha sido promovida por um grupo de traficantes, para desviar a atenção da polícia nas buscas por Rivaldo Freitas Oliveira (vulgo Maicão) fugitivo do complexo policial da cidade. No último dia 26, durante a fuga, ele matou o soldado PM, Luís Cláudio Dias dos Santos, de 48 anos.
O coordenador da 23ª Coorpin, com sede em Eunápolis, Evy Partenostro, informou que as ações criminosas teriam sido iniciadas por ordem do traficante André Márcio de Jesus, o “Buiú”, um foragido da polícia. A motivação teria sido a morte de Edílson Viana, o “Aleluia”, suspeito de ter dado fuga a “Maicão”, quando esse tinha acabado de assassinar o policial militar Luiz Cláudio, dentro do Complexo Policial de Porto Seguro. “Aleluia” chegou ser detido pela polícia, prestou depoimento e foi liberado. Quando deixava a delegacia foi assassinado por homens encapuzados que chegaram numa motocicleta.
Por: Ronildo Brito