O perito criminal é um servidor público, a serviço da justiça, que realiza a análise crítica e científica dos locais onde ocorreram crimes. É responsável por localizar as provas técnicas e analisar os vestígios do delito. O Perito Criminal estuda o corpo (ou objeto envolvido no delito), refaz o mecanismo do crime (para saber o que ocorreu), examina o local onde ocorreu o delito e efetua exames laboratoriais, entre outras coisas.
O dia 04 dezembro, homenageia o perito criminal Otacílio de Souza Filho, (nascido nesta data) morto durante a realização de uma perícia em local de difícil acesso em Serra da Moeda/MG. Otacílio foi designado para efetuar uma perícia de um casal de geólogos, que ao colherem amostras de rochas para estudos, caíram de um desfiladeiro vindo a falecerem. Otacílio de Souza ao tentar chegar até o local onde encontravam-se os corpos das vítimas para realizar a perícia perdeu o equilíbrio e caiu, vindo a falecer de forma idêntica do casal de geólogos.
Para celebrar a data, 40 maletas para perícia em local de crime foram distribuídas aos peritos criminais baianos, entre eles, para o coordenador e perito criminal do DPT de Teixeira de Freitas Dr. Manoel Garrido. Mais de 60 itens integra a maleta, entre eles: notebook com sistema de identificação automatizada de impressão digital, desenvolvido para captar, analisar e comparar impressões digitais diretamente no local do crime.
A perícia baiana foi cotada como sendo a melhor do Brasil, composta por 326 peritos criminais, 24 odonto-legal (responsáveis pelo reconhecimento de mortos pela arcada dentária), 262 médico- legal e 400 peritos técnicos.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews