Alcobaça: Na manhã deste domingo, 26 de julho, familiares e amigos de Leonardo Henrique Sande Silva, 23 anos, realizaram uma manifestação na BA-290, em Canta Galo, distrito de Alcobaça. A manifestação foi marcada por muita emoção, revolta e pedidos de justiça. O Jovem Leonardo Henrique desapareceu na manhã de uma quarta-feira, 27 de maio, e foi encontrado, na manhã de um domingo, 31 de maio, em uma estrada que dá acesso aos eucaliptos.
A manifestação se iniciou na BA-290, e os participantes usavam máscaras, álcool em gel, e mantinham um distanciamento entre eles, obedecendo os protocolos da Organização Mundial de Saúde em relação à Pandemia do Covid-19. Os manifestantes usavam uma camisa com a foto de Leonardo e carregavam cartazes pedindo justiça.
A senhora Patrícia Ribeiro Sande, mãe do Leonardo Henrique, disse: “Estamos aqui nesta manifestação em prol de justiça pela forma cruel com que mataram meu filho. Toda minha família foi atingida, com o que fizeram com o meu Leonardo. Ele saiu para trabalhar, e no horário de almoço, nesse percurso ele desapareceu. Após 05 (cinco) dias encontramos ele morto e enterrado em uma vegetação de eucaliptos. Ele, ele era um menino bom, honesto, trabalhador, caseiro, família. Estamos aqui pedindo que se faça a justiça, esse crime não pode ficar impune. Meu filho não fazia nada de errado, não devia nada a ninguém, foi muita crueldade, ele não merecia isso. Queremos justiça”, desabafou a mãe.
O senhor Matias Silva Lima, pai do Leonardo Henrique, em meio às lágrimas, falou que está sofrendo muito, pelo que fizeram com o seu filho. “Ele não merecia isso nunca. Meu filho era trabalhador, honesto... Pegaram meu filho e levaram pra o mato. Queremos justiça, pois, tiraram a coisa mais preciosa que eu tinha em minha vida. Só queremos justiça e que eles paguem pelo que fizeram com o meu filho. Ficamos 05 (cinco) dias no mato à sua procura, até o encontramos. Meu filho foi executado, foram 03 (três) tiros na nuca. Por que a justiça demora tanto? As pessoas que fizeram isso estão todas por aí, numa boa, e o meu filho debaixo da terra, e a gente sofrendo. Tudo na vida que pedimos é que se faça justiça”.
Ana Paula Sander Costa, tia de Leonardo Henrique, disse que esse é um momento único. “Estamos aqui com nossos familiares, nessa manifestação, procurando por justiça. Que apareça quem fez isso com ele. Um rapaz muito de família, honesto, sempre em dia com a sociedade. Estamos em luto, a perda dele foi muito grande para a gente. A família está praticamente sem vida, porque Leonardo era parte de nossas vidas. Queremos justiça, apelamos para o Ministério Público, pedimos socorro. Olhem para essa família sofrida. Apelamos para a justiça, e que ela seja feita, com fé em Deus”.
Janine Santos Lima, prima do Leonardo relatou que todos desejam uma resposta sobre o que realmente aconteceu com o Leonardo. “Por que fizeram essa crueldade com ele? Quem foram os culpados? Onde estão as investigações? Cadê o Ministério Público? Quem morreu foi um jovem de 22 anos, assassinado brutalmente, e a pessoa que fez isso com ele foi tão covarde que enterrou o seu corpo. Se não fosse a família e os amigos procurando, não teríamos encontrado o corpo de Leonardo. Queremos justiça, queremos uma resposta do que aconteceu com ele. Amanhã, segunda-feira, 27 de Julho ele estaria completando 22 anos, é uma dor incalculável”.
Já o senhor Edson Domingos da Conceição, amigo da família, comentou que está participando da manifestação para externar gratidão a Deus, por ter dado força e sabedoria à família para lidar com esse caso, que chamou a atenção de toda a região, em especial do distrito de Canta Galo. “Leonardo era um jovem bom, honesto e trabalhador, conheço seus familiares. Ele era de boa índole, mas, nos deixou de uma forma trágica, queremos justiça e de forma rápida”.
Ao final da manifestação, foram realizadas duas visitas, uma na Construção de uma escola municipal que Leonardo trabalhava, e outra na região dos eucaliptos, em que seu corpo foi encontrado. Em meio às lagrimas, a manifestação foi encerrada, sem nenhum ponto negativo, e em meio a um círculo com a oração do “Pai Nosso”.
Por: Lenio Cidreira/Liberdadenews
Matérias Relacionadas: